Nas últimas semanas, os casos de internação e morte de idosos vacinados com as duas doses de vacinas contra a covid-19 levantaram o debate sobre a necessidade da aplicação de um reforço.
Aplicação da terceira dose da vacina contra covid-19 está em análise
O Ministério da Saúde estuda a viabilidade de uma terceira dose das vacinas vigentes no Brasil. Em outros países, essa situação já é uma realidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O cearense Fernando é garçom nos Estados Unidos há muito tempo. Por lá, ele tomou as duas doses da vacina da Moderna, a terceira está agendada para o fim desta semana. Neste período, Fernando perdeu a irmã e a sobrinha por covid-19. As duas já tinham sido imunizadas com a Coronavac.
Em parceria com a universidade de Oxford, o Ministério da Saúde realiza uma pesquisa para analisar a viabilidade de uma terceira dose das vacinas em utilização no território nacional. O estudo conta com o apoio da Universidade de São Paulo e do Istituto Do’r de Pesquisa e Ensino (IDOR). A ideia é que 1200 voluntários sejam testados.
Recentemente, o ator Tarcisio Meira, de 85 anos faleceu em decorrência de complicações da covid-19. O cantor Zeca Pagodinho, está internado, também em decorrência da covid. Ambos já haviam tomado as duas doses da vacina contra a doença.
Com o avanço da imunização, a Capital cearense registrou em julho, a menor queda de mortes por covid nos últimos 11 meses. Mesmo assim, os especialistas alertam para os cuidados com as medidas sanitárias, afinal, completar o ciclo de vacinação, não impede de contrair a doença.
Em comparação com as vacinas mais tradicionais, como a da gripe, por exemplo, os imunizantes contra a covid têm, de fato, uma validade menor. Isso por conta da grande urgência necessária para a fabricação.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
As vacinas contra a covid aprovadas têm validade média entre 4,5 meses e 1 ano. Por isso, que, apesar de vacinado, é importante cumprir as medidas sanitárias como uso de álcool em gel e evitar a aglomeração.
Confira os detalhes na reportagem de Carlos Henrique Costa no Jornal da Cidade:
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.