Nesta segunda-feira (23), o Iphan deverá ser oficialmente comunicado para então iniciar a fase de instrução do tombamento
Iphan recebe pedido de tombamento do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebeu no último sábado (21) o pedido de tombamento do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, em Fortaleza. O fato ocorreu após o prefeito de Fortaleza, José Sarto, indeferir o tombamento do prédio, em decreto publicado no Diário Oficial do Município na quinta-feira (19).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O ofício que determina a abertura do processo de tombamento do primeiro prédio construído na orla de Fortaleza, em 1958, foi assinado pelo superintendente do Iphan no Ceará, Cândido Henrique. A solicitação para o tombamento da estrutura ao Iphan foi feita pelo deputado federal Capitão Wagner (Pros).
Nesta segunda-feira (23), o Iphan deverá ser oficialmente comunicado para então iniciar a fase de instrução do tombamento federal. A conclusão do processo deve ser realizada em até cinco anos.
Apesar da solicitação de tombamento junto ao Instituto, o pedido não garante que o Edifício São Pedro esteja protegido.
Tombamento suspenso pela Prefeitura
Em decreto publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (19), o prefeito de Fortaleza, José Sarto, indeferiu o tombamento do Edifício São Pedro, situado na Praia de Iracema. Dessa forma, o prédio corre o risco de ser demolido, uma vez que a garantia de preservação do imóvel está suspensa.
Leia também | Tombamento provisório do Edifício São Pedro é suspenso pela Prefeitura
A Prefeitura tomou a decisão baseada em um laudo técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), que atesta a inviabilidade técnica e econômica de restauração do imóvel. No decreto assinado pelo prefeito é argumenta ainda que o prédio apresenta “inúmeras patologias em alto grau, que tornaram “inviável economicamente recuperar a estrutura do imóvel”.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.