O saque-aniversário pode ser usado como garantia para o trabalhador adquirir um empréstimo
Trabalhador poderá sacar 3 anos do FGTS de uma vez
O trabalhador, ainda em 2021, poderá realizar saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), desde que esteja adepto à modalidade saque-aniversário.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A Caixa Econômica Federal vai conceder ainda mais cinco parcelas em neste ano, do FGTS, nessa mesma modalidade. As rodadas restantes são destinadas para os aniversariantes dos meses de agosto a dezembro.
No saque-aniversário, é possível fazer uma retirada de parte do seu saldo da conta do Fundo de Garantia, todo ano, no mês de seu aniversário.
Os valores ficarão disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês, posterior ao da aquisição do saque-aniversário.
Contudo, o trabalhador que optar por não retirar o recurso até essa data, terá o valor novamente em sua conta no FGTS, automaticamente. Lembre-se: o saque-aniversário é opcional. Apenas entrará para a sistemática, a pessoa que informar a Caixa que há o interesse pela condição.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Quem aderir ao saque-aniversário, e se arrepender da decisão, deverá aguardar 25 meses por um período para retornar a modalidade saque-rescisão.
Frequentemente, o trabalhador que opta pelo saque-aniversário não fica atento as regras, e quando percebe que ao aderir à modalidade, ficará sem o direito de receber o saque do FGTS num eventual caso de demissão, podendo apenas retirar a multa de 40%, acaba por se arrepender e desiste da opção.
O saque-aniversário possui uma tabela específica, onde o trabalhador verifica qual será o valor em que o mesmo receberá. Existem algumas faixas de saldo para as contas do FGTS. A porcentagem do saque-aniversário é fixa para cada uma delas.
Como aderir?
O trabalhador que pretende aderir ao saque-aniversário poderá acessar o aplicativo do FGTS ou site fgts.caixa.gov.br.
Fique atento: a adesão do trabalhador a modalidade é permitida até o último dia do mês de seu aniversário. Fique atento ao calendário.
Acesse a plataforma, clique na opção “Meu FGTS” e, em seguida, acesse a aba “Opção Sistemática de Saque FGTS” e clique em “Optar”. O sistema também possibilita que você acesse o seu atual saldo e faça uma simulação do valor que poderá receber em 2021.
Antecipação de 3 anos de saque pela Caixa
O trabalhador terá a opção de pedir que antecipe, em até três anos, o saque-aniversário do FGTS. A Caixa Econômica Federal, para estes fins, oferece um crédito especial, que permite que o trabalhador coloque o próprio saldo do saque-aniversário como garantia para a execução de um empréstimo, onde a Caixa libera taxas extremamente baixas de juros, já que não há riscos de inadimplência.
Isso permite que trabalhadores que estão no vermelho estejam aptos a pedir empréstimos usando o saque-aniversário como garantia.
Veja as condições gerais para pedir empréstimo usando o FGTS como garantia:
Taxa de juros de: 0,99% ao mês;
Acumulado de juros por ano: 12,54%;
Valor mínimo que a Caixa libera no empréstimo: R$ 2 mil;
Antecipação: de até 3 anos do saque-aniversário do FGTS.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.