O Presidente da República preside o Conselho. Contudo, além dele, outros representantes democráticos devem fazer parte do órgão
O que é o Conselho da República, mencionado por Bolsonaro?
O Conselho da República é um órgão superior de consulta do Presidente da República. Compete ao Conselho pronunciar-se sobre os seguintes assuntos: intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio; as questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.
Leia também | Bolsonaro ordena que presidente do STF, Luiz Fux, enquadre Alexandre de Moraes: “podem sofrer aquilo que não queremos”
O Presidente da República, no caso Jair Bolsonaro (sem partido) preside o Conselho. Contudo, além dele, outros representantes democráticos devem fazer parte do órgão. Confira lista de conselheiros da República.
Vice-Presidente da República: Antônio Hamilton Martins Mourão
Presidente da Câmara dos Deputados: Arthur Lira (PP-AL)
Presidente do Senado Federal: Rodrigo Otavio Soares Pacheco (DEM)
Ministro da Justiça: Anderson Torres
Também fazem parte os líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados – designados na forma regimental -, os líderes da maioria e da minoria no Senado Federal – designado na forma regimental – e seis cidadãos brasileiros natos, com mais de 35 anos de idade, todos com mandato de 3 (três) anos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em relação aos cidadãos brasileiros, vale esclarecer que dois devem ser nomeados pelo Presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados. O mandado de cada um deve ser de três anos, sem revogação.
As últimas nomeações do Presidente Jair Bolsonaro, publicadas em março deste ano, foram o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o empresário Paulo Skaf.
Leia também | Camilo Santana pede por fortalecimento da democracia e das instituições neste 7 de setembro
Reunião do Conselho da República
As reuniões do Conselho da República acontecem a partir da convocação do Presidente da República. Esse órgão pode fazer requisições de informação de outras entidades públicas, caso seja necessário. Toda as informações sobre esse dispositivo democrático estão dispostas na Lei nº 8.041, de 5 de junho de 1990.
Leia também | Lideranças de 16 partidos políticos e de organizações divulgam carta contra ameaças à democracia
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.