SAÚDE

Mais de 10 mil cearenses de 15 municípios diferentes devem participar de pesquisa sobre Covid-19

O estudo é um dos maiores inquéritos sorológicos de Covid-19 registrados no mundo até o momento

Compartilhe:
14 de setembro de 2021
Teste Teste

Com o objetivo de estimar a prevalência da infecção pelo vírus, o Ministério da Saúde (MS) realizará a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (Precov) no País. O Ceará está entre os estados selecionados para participar dessa iniciativa.

Mais de 10 mil cearenses de 15 municípios diferentes devem participar de pesquisa sobre Covid-19
Movimentação no Centro de Fortaleza

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e do projeto Vigiar SUS, fará a articulação junto a 15 municípios cearenses escolhidos, incluindo Fortaleza.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Estima-se que 10.985 pessoas serão entrevistadas no Ceará –selecionadas a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O estudo, um dos maiores inquéritos sorológicos de Covid-19 registrados no mundo até o momento, busca descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes da pesquisa, observando a magnitude da infecção. Além disso, a análise pretende chegar a cálculos mais precisos da morbidade e da letalidade pela Covid-19.

Leia também | Fortaleza entrega novos kits alimentação para estudantes; veja como receber

Com as informações coletadas, será possível estabelecer estratégias baseadas em evidências, reforça a interlocutora do Vigiar SUS, Viviane Duarte.

“Esse estudo será de grande importância para o Ceará e para a Sesa, que poderá, com as informações adquiridas, tomar decisões baseadas em evidências, embasando as respostas em saúde pública”.

Metodologia da pesquisa sobre Covid-19

Todos que aceitarem participar da pesquisa terão uma amostra de sangue coletada para identificar a presença de anticorpos contra a doença. O IgG, proteínas produzidas pelo organismo com o objetivo de defender o organismo contra agentes infecciosos e suas toxinas, apontará quem já foi contaminado e/ou desenvolveu imunidade após a vacinação.

A Sesa ressalta que todas as informações dos participantes serão mantidas em sigilo. O material será analisado nas unidades de Apoio ao Diagnóstico de Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará e no Rio de Janeiro.

Lista de municípios cearenses

Aquiraz
Cascavel
Caucaia
Chorozinho
Eusébio
Fortaleza
Guaiúba
Horizonte
Itaitinga
Maracanaú
Maranguape
Pacajus
Pacatuba
Pindoretama
São Gonçalo do Amarante

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.