Escândalos empresarias afetam de forma direta a economia de um país
“Empresas devem ser parte da solução e não dos problemas de nossa sociedade”, diz especialista em gestão empresarial
Em uma empresa, quando existem evidências de comportamento não ético, negligência ou interferência por parte de terceiros, pode ocorrer um escândalo empresarial, com impactos para a reputação da organização. O professor da New York University, Jonathan Haidt, afirma que “as empresas são o motor do crescimento da sociedade. Ajudá-las a se tornarem mais éticas é o projeto mais importante da humanidade atualmente.”
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No entanto, os diversos escândalos corporativos em todo o mundo reforçam a importância de se evitar a chamada “cegueira ética”. Alexandre di Miceli é palestrante internacional, professor, pesquisador, consultor e articulista dedicado ao tema governança corporativa desde 2000. Em entrevista ao Grupo Cidade de Comunicação, ele comentou os prejuízos dessas práticas para a sociedade.
“A maneira como as empresas são administradas e governadas acaba impactando a vida de todos nós, direta ou indiretamente. Por isso que é tão importante um setor empresarial que dê um bom exemplo para a sociedade como um todo. Nós vimos muitos casos ao longo da nossa história, em particular, nos últimos 10 anos, e a pergunta é: ‘Por que a gente vê isso com tanta frequência? Qual é a raiz do problema e o que podemos fazer a respeito?”, afirmou.
Ainda conforme Alexandre di Miceli, a falta de ética nas empresas é causada pela obsessão pelo resultado financeiro de curto prazo, o que faz com que algumas corporações utilizem a governança apenas como ferramenta de marketing.
“O que a gente tem é um problema sistêmico, que começa com um conceito de sucesso. Se o seu conceito de sucesso é fazer o máximo de dinheiro o quanto antes, cedo ou tarde os problemas éticos vão acontecer. O problema é você não ter momentos para refletir o que estamos fazendo”, complementa.
Alexandre Di Miceli é autor de um livro que aborda esse tema: “Ética Empresarial na Prática: Soluções para gestão e governança no século XXI”.
A obra apresenta o campo da “ética comportamental” aplicada às empresas. A ideia é entender o que pode levar pessoas comuns a agir de maneira antiética ou até mesmo ilegal nas organizações, e evitar que isso aconteça.
Veja a íntegra a entrevista concedida à Rádio Jovem Pan News Fortaleza:
Leia também | Comércio de Fortaleza fecha as portas na próxima segunda-feira (27)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.