Mais de 100 países do mundo comemoram essa data, mas no dia 20 de novembro
Por que o dia da criança é celebrado em 12 de outubro? Entenda a origem da data
Além do dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o dia 12 de outubro marca outra data especial no calendário do ano: o Dia da Criança. Nesta data, os pequenos recebem presentes e homenagens.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além das comemorações infantis, o Dia da Criança alerta para alguns problemas enfrentados por este público em todo o mundo: a falta de acesso à educação, o trabalho, a exploração e o abuso infantil, além da fome e subnutrição.
Origem
No Brasil, o deputado federal Galdino do Valle Filho apresentou um projeto que criava um dia para homenagear as crianças. Assim, no governo do presidente Arthur Bernardes, foi instituído o Dia Nacional da Criança, em 1924.
O dia 12 de outubro foi escolhido para homenagear a data em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas. O próprio colonizador, que descobriu a América em 1492, batizou os territórios de “continentes das crianças”, já que as terras além-mar foram descobertas mais tarde.
Porém, essa data começou a ser celebrada somente décadas depois. Em 1960, a fábrica de brinquedos Estrela e a loja Johnson & Johnson se uniram para comercializar mais produtos. Assim, foi proposta a criação de uma semana que ficou conhecida como “Semana do Bebê Robusto”. Foi a partir desse momento que a data começou a ser celebrada e atualmente é uma das mais famosas do país.
Leia também | 72% dos consumidores devem comprar no Dia das Crianças, aponta estudo
Dia Mundial da Criança
Mais de 100 países do mundo comemoram essa data, mas no dia 20 de novembro. Ela foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Dia Universal da Criança”. A escolha foi feita porque a “Declaração dos Direitos das Crianças” foi aprovada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nesse dia, em 20 de novembro de 1959.
72% dos consumidores devem comprar no Dia da Criança, aponta estudo
Quase R$ 11 bilhões devem ser movimentados no comércio para o Dia da Criança. Os dados são de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais brasileiras. O estudo apontou que 72% das pessoas devem ir às compras no Dia da Criança.
Ainda de acordo com dados da pesquisa, a internet já é a principal escolha de compra dos consumidores seguida pelos shoppings. O estudo demonstrou que bonecas, jogos de tabuleiro, roupas e calçados continuam sendo os queridinhos das compras, seguindo a mesma tendência dos últimos anos. A confederação explicou ainda que o Dia da Criança é um termômetro de como será o Natal para o comércio e a expectativa é positiva.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.