PESTE SUÍNA

Ministério da Agricultura confirma foco de peste suína no Interior do Ceará

O caso foi registrado em uma criação de suínos para subsistência e já foi comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Compartilhe:
12 de outubro de 2021
A10

Na última segunda-feira (11), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou a confirmação de um foco de peste suína clássica (PSC) na cidade Marco, no Interior do Ceará. O caso foi registrado em uma criação de suínos para subsistência e já foi comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Ministério da Agricultura confirma foco de peste suína no Interior do Ceará
Foto: Governo Federal / Divulgação

Leia também | Celular ligado na tomada explode e fere mulher que dormia sobre o aparelho

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com o comunicado da OIE, foram registrados casos da doença em nove animais da propriedade. Oito deles morreram e um foi sacrificado. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

A OIE investiga agora a origem da doença. Contudo, por se tratar de uma criação de subsistência, não há risco de contaminação com estabelecimentos comerciais ou de reprodução de porcos.

O secretário da Saúde de Marco, Nelson Pinto, informou que as ações de combate, no Município, tiveram início nesta segunda-feira (11).

Leia também | Policial de folga é baleado durante tentativa de assalto no interior do Ceará

Em caso de suspeita da peste suína, o produtor deve entrar em contato com a Diretoria de Sanidade Animal na Adagri, que enviará uma equipe de veterinários ao local para avaliar se os animais têm sintomas da doença.

Se for preciso, serão coletadas amostras de sangue e feito uma biópsia. Sendo descartada, a propriedade é liberada. Já quando confirmada, é feita a interdição e a vigilância de todas as propriedades vizinhas.

Telefone: 08002800410

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.