OPEN BANKING

Terceira fase do Open Banking começa hoje; saiba o que muda

Agora, por exemplo, ao pedir uma comida por aplicativo, o consumidor poderá fazer um PIX direto na plataforma de entregas

Compartilhe:
29 de outubro de 2021
Portal GCMAIS

Entra em operação nesta sexta-feira (29) a terceira fase do Open Banking, que oferece novas facilidades para transferências via PIX. Agora, na hora de pagar, essa operação poderá ser feita direto na plataforma da empresa, sem ser necessário o usuário entrar na conta do banco para fazer a transição.

Terceira fase do Open Banking começa hoje; saiba o que muda
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Por exemplo, ao pedir uma comida por aplicativo, o consumidor poderá fazer um PIX direto na plataforma de entregas, sem precisar acessar o próprio banco.

O chamado Open Banking significa Sistema Bancário Aberto e traz novas regras para o setor financeiro regulamentadas pelo Banco Central. É a partir dessa terceira fase também que as pessoas poderão solicitar, em ambiente digital, propostas de crédito de outras instituições, como empréstimos e financiamento. Essa facilidade, porém, só entra em operação a partir de março de 2022.

O diretor de conteúdo multimídia do Banco Central, Gustavo Igreja, argumenta que essa mudança vai aumentar as ofertas de serviços com melhores taxas ou rendimentos.

“Imagine que você precise fazer um empréstimo, mas só tem conta no banco A. Os concorrentes desse banco não conhecem você. Eles não sabem se você paga suas contas em dia, se você tem alguma aplicação financeira, e como eles não te conhecem, é muito mais difícil eles oferecerem aquele empréstimo que você está precisando. Nessa lógica, o cliente acaba ficando restrito às taxas, condições e produtos financeiros oferecidos por aquele banco onde ele já tem conta”, finaliza.

Por outro lado, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) alerta que novas facilidades trazem novos riscos de fraudes e propaganda enganosa. Por isso, a coordenadora do programa de serviços financeiros do Idec, Ione Amorim, recomenda que a pessoa sempre se informe antes de aceitar um serviço de outra instituição.

“Como a gente sabe que há uma engenharia que concorre com essa melhor oferta de serviços, e acaba se aproveitando da vulnerabilidade para induzir o consumidor a tomar decisões erradas. Então é importante que o consumidor leia atentamente antes de aceitar qualquer proposta nova”, conclui Ione Amorim.

A etapa do Open Banking que começa nesta sexta-feira (29) terá mudanças que serão introduzidas gradualmente, inicialmente com o PIX, mas a partir de fevereiro de 2022 será possível fazer pagamentos por TED ou transferências diretas também em plataformas fora da instituição financeira que a pessoa tem conta. Em março de 2022, está prevista a autorização para pagar boletos em ambientes virtuais que não no próprio banco.

Leia também | Receita Federal paga hoje lote residual de restituições do Imposto de Renda 2021

Confira o cronograma de implementação do open banking

1º de fevereiro de 2021

Primeira fase, com instituições financeiras compartilhando, sob supervisão do Banco Central, produtos, serviços, taxas disponíveis, horários e canais de atendimento.

13 de agosto de 2021

Início da fase 2, com a troca de dados de cadastros e de transações entre as instituições, como produtos e serviços associados às contas dos clientes.

29 de outubro de 2021

Início da fase 3, com o compartilhamento de serviços de transferências pelo Pix.

15 de dezembro de 2021

Início da fase 4, com a troca de informações entre as instituições sobre os demais produtos financeiros, como câmbio, investimentos, previdência e seguros.

15 de fevereiro de 2022

Compartilhamento de serviços de transferências entre contas do mesmo banco e TED.

30 de março de 2022

Compartilhamento do envio de propostas de operações de crédito a clientes que aderirem ao open banking.

31 de maio de 2022

Compartilhamento de dados de clientes sobre demais operações financeiras, como câmbio, investimentos, previdência e seguros.

30 de junho de 2022

Compartilhamento de serviços de pagamento por boleto.

30 de setembro de 2022

Compartilhamento de serviços de débito em conta.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.