ECONOMIA

Black Friday: vendas deverão ser mais fracas que as do ano passado, aponta Instituto

De 28 grupos de produtos, apenas cinco devem ter alta nas compras

Compartilhe:
24 de novembro de 2021
Assistente de Redação Vídeo

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) aponta que a vendas da Black Friday deverão ser mais fracas que as do ano passado. Segundo o levantamento, divulgado hoje (23), apenas cinco categorias de produtos devem ter crescimento na intenção de compra do consumidor, em relação a 2020.

Black Friday: vendas deverão ser mais fracas que as do ano passado, aponta Instituto
Movimento no comércio da rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, durante o Black Friday. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O estudo sobre a expectativa para a Black Friday acompanhou a intenção de compra em 28 grupos de produtos. Entre as categorias observadas, apenas jogos eletrônicos – Nintendo Switch (25,7%), bicicletas (18,1%), fones de ouvidos (20%), consoles de vídeo-game (0,8%) e calçados (0,5%) estão com crescimento previsto para o período.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“Sem o mesmo incentivo financeiro que ocorreu no ano passado, inflação de dois dígitos, deterioração do poder real de compra do consumidor e, considerando que muitos produtos comprados em um dado ano só serão recomprados depois de um longo período, 2021 dificilmente poderia quebrar recordes”, destacou o economista e presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo.

Queda da interesse na Black Friday

A pesquisa constatou ainda as categorias de produtos que mais apresentaram queda de interesse na Black Friday: jogos eletrônicos – PS4 (-46,2%) e Xbox 360º (-45,7%), Home Theater (-45,5%), impressoras (-31,2%), chuteiras (-16,2%) e camisas de times de futebol (-17,1%).

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.