ALERTA

Ceará anuncia plano de contingência após aumento de casos de Covid-19 e Influenza

Governador Camilo Santa afirmou que já há indício forte de transmissão comunitária da variante Ômicron no Ceará, e, por isso, promoverá ações de imediato

Compartilhe:
31 de dezembro de 2021
A10

Em transmissão nas redes sociais, na noite da última quinta-feira (30), o governador do Ceará, Camilo Santana, falou sobre a atual situação da pandemia da Covid-19 e o aumento dos casos de síndrome gripal no Estado. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, que apresentou o panorama de momento. O tom foi de alerta pelo aumento dos casos de Influenza e de Covid-19, e também de apelo para que a população se vacine, continue utilizando máscaras, pratique o distanciamento social e evite aglomerações nas festas de fim de ano e em reuniões familiares.

Ceará anuncia plano de contingência após aumento de casos de Covid-19 e Influenza
Foto: Governo do Estado do Ceará / Divulgação

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Camilo afirmou que já há indício forte de transmissão comunitária da variante Ômicron no Ceará, e, por isso, promoverá ações de imediato.

“A variante já foi identificada no Ceará e, como o nível de propagação é muito alto, queremos aqui, neste momento, em meio às festas de final de ano que foram marcadas com antecedência, e que deverão cumprir todos os protocolos exigidos, dar um alerta. É preciso dobrar os cuidados nessas festas de celebração, quando as famílias e amigos se reúnem. Que usem máscaras, pratiquem o distanciamento social e evitem aglomerações”, reforçou.

Leia também | AMC reforça controle de tráfego e fiscalização pelas ruas de Fortaleza neste Réveillon

Plano de contingência do Ceará

Com o atual cenário epidemiológico, o Governo do Estado anunciou que a Secretaria da Saúde (Sesa) vai elaborar e comandar um plano de contingência, que consiste em:

1) Promover a testagem em massa em todos os municípios;
2) Reforçar o monitoramento dos casos de Covid-19;
3) Aumentar a fiscalização dos protocolos sanitários estabelecidos;
4) Ampliar a vacinação (D1, D2 E D3).

Já o titular da pasta da Saúde ressaltou que o cenário da pandemia no Estado e os números de síndrome gripal preocupam. Isso justifica a necessidade de continuar com a vacinação e redobrar os cuidados.

“Em virtude desse cenário, do aumento da positividade dos exames para Covid, e um intenso aumento no atendimento nas unidades básicas de Saúde não apenas do Estado, mas também nas UPAs municipais, nós promovemos uma reunião emergencial com integrantes da assistência social, para continuar com a vacinação em massa para pessoas em condição de rua, e nas casas de cuidados de idosos, para desenvolver esse plano conjunto com o sistema de Saúde”, informou Marcos Gadelha.

Ainda durante a transmissão, foi apresentado um dado importante com o panorama de internações e casos graves de Covid.

“É de extrema importância a vacinação, pois para a grande maioria das pessoas que contraem a Covid que estão vacinadas, os sintomas são mais leves. Ninguém está imune ao vírus, mas quem se vacinou tem sintomas leves, geralmente não precisa de internação. Quem se interna ou está na UTI, não se vacinou. Soube que muitas pessoas não estão indo tomar a terceira dose, mas é essencial, pois a imunidade começa a diminuir”, detalhou Camilo Santana.

Camilo também destacou a expectativa pelo início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos no Ceará. “A única forma de acabar essa pandemia é se vacinar, inclusive as nossas crianças. Pois, geralmente, as crianças são assintomáticas, podem passar para toda a sua família de forma silenciosa. Eu mesmo já cadastrei meus dois filhos elegíveis para a vacinação, e se tudo der certo, já em janeiro vamos iniciar a vacinação das crianças”, finalizou o governador do Ceará.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.