NOVIDADE

Nova Caderneta da Criança vai ajudar na indicação de risco para autismo

Formulário não determina o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista

Compartilhe:
18 de janeiro de 2022
Portal GCMAIS

A partir de março serão distribuídas em todo o país as versões impressas da 3ª edição da Caderneta da Criança. A edição de 2022 para as crianças que nasceram a partir de março traz um formulário especial que ajuda na indicação de um possível risco da criança para o transtorno do espectro autista (TEA).

Nova Caderneta da Criança vai ajudar na indicação de risco para autismo
Foto: Divulgação/Governo Federal

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A facilidade vem por meio de um questionário usado mundialmente, que deve ser respondido pela família junto com o profissional de saúde a partir da idade de um ano e quatro meses. A Caderneta da Criança traz outras informações além da saúde, como dicas para o estímulo precoce à leitura.

Na caderneta, constam os marcos de desenvolvimento neuropsicomotor, desenvolvimento afetivo e cognitivo/linguagem para acompanhamento dos profissionais que atendem à criança. Assim como nas versões anteriores, é nela que se registrarão as vacinas para proteção da saúde da criança.

Há ainda informações sobre aleitamento materno, alimentação saudável, prevenção de acidentes e educação sem uso de castigos físicos, informações sobre direitos dos pais e da criança, alertas sobre o uso de aparelhos eletrônicos e orientações para o estímulo ao desenvolvimento infantil com afeto, buscando fortalecer o papel da família no cuidado.

Histórico da Caderneta da Criança

Até 2018, o material era denominado Caderneta de Saúde da Criança e teve 12 edições. No entanto, em 2019, após modificações no conteúdo, o nome foi mudado para Caderneta da Criança, dado o caráter intersetorial da recente revisão. Essa 1ª edição da Caderneta da Criança permitiu o registro de informações não só das questões de saúde, mas também pelas demais políticas sociais, especialmente assistência social e educação.

Em 2020, foi publicada a 2ª edição da Caderneta da Criança, mas somente na versão digital, trazendo apenas alguns ajustes de formatação e atualizações. Já em 2021 foi publicada a 3ª e mais recente edição.

O material contém espaços para registro de informações sobre programas de assistência social, educação e vida escolar, além de espaços mais detalhados para os registros das consultas de rotina e gráficos de crescimento para o acompanhamento de crianças nascidas prematuras.

As famílias não precisam trocar a caderneta para a nova versão. A antiga segue atualizada e pode continuar sendo utilizada. O novo documento é para as novas crianças a partir de março de 2022.

Leia também | Ministério da Saúde antecipa entrega de terceiro lote de vacinas pediátricas

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.