A partir de agora, todo carro novo que sair do estoque das lojas para o comprador terá que passar pelo novo sistema
Sistema eletrônico que impede fraudes por clonagem de carros novos já está em vigor; entenda
Um sistema eletrônico que garante mais segurança na venda de carros novos começa já está em funcionamento. É o RENAVE 0KM – Registro Nacional de Veículos, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito em parceria com o Serpro. A partir de agora, todo carro novo que sair do estoque das lojas para o comprador vai ter que passar pelo novo sistema.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para as montadoras, não haverá mudanças. Um veículo faturado para um concessionário vai ser identificado e registrado no sistema. Segundo o governo federal, os dados do carro e do comprador serão passados de forma instantânea e online para os Detrans estaduais.
Quando um consumidor comprar um veículo zero quilômetro, vai receber, além da nota fiscal, a Autorização para Transferência de Veículo Eletrônica, emitida na saída da concessionária. Somente de posse da ATPV-e será possível o emplacamento do veículo. A ideia é evitar fraudes e dar mais segurança ao processo.
A adesão das concessionárias ao Renave é obrigatória, gratuita e deve ser feita pela internet através do site: credencia.estaleiro.serpro.gov.br.
Leia também | Com alerta por SMS, Corpo de Bombeiros tenta se aproximar da população e informar riscos
Sistema eletrônico de carros novos: RENAVE
O RENAVE tem por finalidade criar uma base nacional de veículos em estoque, que contemple uma sistemática para comunicação, registro, controle e acompanhamento das transações comerciais, viabilizando a escrituração eletrônica dos livros de registro de movimento de entrada e saída de veículos, conforme previsto no artigo 330 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para utilizar o RENAVE, o estabelecimento deverá autorizar o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), os órgãos e entidades executivas de trânsito dos estados e do Distrito Federal a terem acesso ao arquivo “XML”.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.