PARALISAÇÃO

Paralisação pode afetar 25 mil perícias do INSS nesta segunda-feira (31); entenda

Protesto acontece após tentativas de negociação por melhores condições de trabalho com o Ministério do Trabalho e Previdência

Compartilhe:
31 de janeiro de 2022
Portal GCMAIS

Uma paralisação de peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), marcada para esta segunda-feira (31), deve afetar 25 mil atendimentos agendados, segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, que organiza o movimento. 

Paralisação pode afetar 25 mil perícias do INSS nesta segunda-feira (31); entenda
Foto: Divulgação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

De acordo com a entidade, a paralisação é um protesto após tentativas de negociação por melhores condições de trabalho com o Ministério do Trabalho e Previdência. 

Eles pedem o fim da Teleperícia – consulta virtual – que, segundo a associação, não contribui para diminuir a fila de espera e é ineficaz para avaliação médica. Os peritos pedem, ainda, a realização de concurso público para preencher 3 mil vagas.

A orientação aos segurados que forem prejudicados é procurar o INSS para o reagendamento. As consultas não realizadas serão remarcadas, conforme disponibilidade de horário em cada agência. 

Segundo a associação, cerca de 2 mil peritos do INSS devem aderir à paralisação e outros mil médicos ativos não devem participar por realizarem trabalho remoto. 

As perícias médicas são exigidas pelo órgão para concessão de benefícios previdenciários, como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e para liberar o retorno ao trabalho. Em novembro, a espera por benefícios acumulava mais de 1 milhão e 800 mil pedidos ao INSS. 

Leia também | Prazo para pagamento do IPVA 2022 com desconto de até 15% termina hoje (31) no Ceará

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.