Durante a gravação de um episódio, Bruno Aiub, conhecido como Monark, afirmou que o partido nazista deveria ser “reconhecido pela lei”
Flow Podcast anuncia demissão de Monark após fala sobre nazismo
Em comunicado divulgado nas redes sociais nesta terça-feira (8), os Estúdios Flow anunciaram a demissão do youtuber Bruno Aiub, conhecido como Monark, depois de ele defender a existência de um partido nazista no Brasil durante a gravação de um episódio do Flow Podcast.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Diante da repercussão que o caso tomou na opinião pública e pressão (inclusive de patrocinadores) para que medidas fossem tomadas, os Estúdios Flow confirmaram o desligamento de Monark da empresa de podcast e informaram ainda que o episódio com a fala do youtuber foi retirado do ar.
“Pedimos desculpas à comunidade judaica em especial e a todas as pessoas, bem como repudiamos todo e qualquer tipo de posicionamento que possa ferir, ignorar ou questionar a existência de alguém ou de uma sociedade. Ao longo da nossa história, tratamos de temas sensíveis buscando promover conversas abertas sobre assuntos relevantes para a nossa sociedade, sem preconceitos ou ideias pré-concebidas, pelo que acreditamos e defendemos”, afirmou o comunicado da Flow.
Veja a íntegra da nota:
PRONUNCIAMENTO OFICIAL pic.twitter.com/p1uru0Z4iw
— Flow Podcast (@flowpdc) February 8, 2022
Monark divulga vídeo sobre fala no Flow podcast: “estava bêbado”
Antes de seu desligamento ser anunciado, Monark chegou a divulgar um vídeo, em que pede desculpas por sua fala durante o podcast Flow. Ele chegou a afirmar que estava bêbado durante a gravação. “Eu errei, a verdade é essa. Eu estava muito bêbado e fui defender uma ideia que acontece em outros lugares do mundo — nos Estados Unidos, por exemplo — mas eu fui defender essa ideia de um jeito muito burro, eu estava bêbado, eu falei de uma forma muito insensível com a comunidade judaica. Peço perdão pela minha insensibilidade. Fui insensível, sim, errei na forma como eu me expressei, dá a entender que estou defendendo coisas abomináveis”, explicou.
Veja o vídeo em que o apresentador se desculpa:
O que Monark disse no Flow podcast?
O comentário de Monark com a fala sobre nazismo no Flow Podcast foi ao ar nesta segunda-feira (7), durante uma entrevista com os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB). Os três estavam no estúdio, quando o youtuber disse que a legislação deveria reconhecer a existência de um partido nazista no Brasil. “A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço, na minha opinião […] Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei”, declarou.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Diante da fala de Monark, a deputada Tabata Amaral rebateu afirmando que o nazismo é um risco especialmente à comunidade judaica. “Liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca em risco a vida do outro. O nazismo é contra a população judaica e isso coloca uma população inteira em risco”, declarou.
Leia também | MP e polícia fazem operação contra grupos nazistas
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.