ANÁLISE

Manchas de óleo em praias do Ceará são diferentes do material encontrado em 2019, diz Marinha

O estado tem 64 praias de 13 municípios atingidas por óleo

Compartilhe:
17 de fevereiro de 2022
Portal GCMAIS

As manchas de óleo que surgiram em praias do Ceará neste ano são diferentes daquelas que atingiram o litoral do Nordeste em 2019, segundo a análise realizada pela Marinha. O resultado é o mesmo dos testes feitos pela Universidade Federal da Bahia. Isso aponta para um novo vazamento como origem do óleo.

Manchas de óleo em praias do Ceará são diferentes do material encontrado em 2019, diz Marinha
Foto: Reprodução/Redes Sociais

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

O laudo da Capitania do Portos do Ceará, apresentado nessa quarta-feira (16), afirma que o material também é diferente do encontrado em Sergipe e na Paraíba entre dezembro e janeiro. No entanto, as amostras coletadas em diferentes pontos do estado apresentaram o mesmo perfil químico, indicando serem de um mesmo incidente.

Segundo informe da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, o estado tem 64 praias de 13 municípios atingidas por óleo. Amontada foi a cidade mais recente a detectar a substância.

O coordenador do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará, Eduardo Lacerda, diz que o material está migrando para o oeste do estado. Por isso os casos em Fortaleza e no litoral leste diminuíram, enquanto as manchas se concentram agora principalmente no litoral oeste e extremo-este.

Leia também | Litoral cearense tem 64 praias com manchas de óleo

Manchas de óleo no litoral cearense

Um avião do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobrevoa o litoral cearense desde o dia 11 e informações preliminares não indicam a presença de manchas no mar.

O óleo recolhido pelos municípios é encaminhado para uma cimenteira. A Secretaria estadual pede agilidade na limpeza, já que é época de desova de tartarugas. Não há interdição de praias no momento, mas a população é orientada a não ter contato com o óleo.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.