Ícone da malandragem, ele cantou sobre problemas enfrentados nas comunidades do Rio de Janeiro
Bezerra da Silva faria 95 anos nesta quarta-feira (23); relembre sucessos do sambista
José Bezerra da Silva, um dos principais expoentes do samba, faria 95 anos de vida neste 23 de setembro de 2022.
O artista, nasceu em Recife – PE em 1927 e, com apenas 15 anos, foi para o Rio de Janeiro escondido num navio, onde ficou trabalhando na construção civil.
Morando no Morro do Cantagalo, ele começou a desenvolver sua carreira na música quando começou a frequentar as rodas de samba e logo ingressou na bateria do bloco carnavalesco Unidos do Cantagalo. Depois, ao frequentar o Coco, um tipo de dança típica de origem africana, Bezerra conheceu Jackson do Pandeiro e iniciou sua vida artística. Logo em seguida começou a trabalhar na Rádio Clube do Brasil, em 1950, e passou a atuar como compositor, instrumentista e cantor, gravando seu primeiro compacto em 1969 e o primeiro LP seis anos depois.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os principais temas das canções de Bezerra da Silva foram o dia a dia do povo e os problemas da sociedade e das favelas, como a exploração e a opressão sofridas pelos trabalhadores, a malandragem e ladrões à margem da lei e o uso de drogas como a maconha.
Boêmio e malandro, Bezerra da Silva foi detido dezenas de vezes pela polícia e morou nas ruas de Copacabana durante anos.
Ao longo de sua carreira, o sambista lançou um total de 28 álbuns que, somados, venderam mais de 3 milhões de cópias. Ele ganhou 11 discos de ouro, 3 de platina e 1 de platina duplo.
Reverenciado por bandas mais novas como Planet Hemp e o Rappa, Bezerra da Silva fez participação em diversos shows e álbuns.
Em 28 de outubro de 2004 foi internado com pneumonia e enfisema pulmonar, sendo induzido ao coma, como parte do tratamento. Um mês depois, o sambista passou mal novamente e foi internado com problemas pulmonares e faleceu em 17 de janeiro de 2005, aos 77 anos em decorrência de uma parada cardíaca.
Relembre sucessos de Bezerra da Silva:
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.