MÚSICA

Bezerra da Silva faria 95 anos nesta quarta-feira (23); relembre sucessos do sambista

Ícone da malandragem, ele cantou sobre problemas enfrentados nas comunidades do Rio de Janeiro

Compartilhe:
23 de fevereiro de 2022
Assistente de Redação Vídeo

José Bezerra da Silva, um dos principais expoentes do samba, faria 95 anos de vida neste 23 de setembro de 2022.

Bezerra da Silva faria 95 anos nesta quarta-feira (23); relembre sucessos do sambista
Bezerra da Silva é considerado o cantor que melhor falou sobre malandragem e sobre os problemas das periferias do Rio de Janeiro.

O artista, nasceu em Recife – PE em 1927 e, com apenas 15 anos, foi para o Rio de Janeiro escondido num navio, onde ficou trabalhando na construção civil.

Morando no Morro do Cantagalo, ele começou a desenvolver sua carreira na música quando começou a frequentar as rodas de samba e logo ingressou na bateria do bloco carnavalesco Unidos do Cantagalo. Depois, ao frequentar o Coco, um tipo de dança típica de origem africana, Bezerra conheceu Jackson do Pandeiro e iniciou sua vida artística. Logo em seguida começou a trabalhar na Rádio Clube do Brasil, em 1950, e passou a atuar como compositor, instrumentista e cantor, gravando seu primeiro compacto em 1969 e o primeiro LP seis anos depois.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os principais temas das canções de Bezerra da Silva foram o dia a dia do povo e os problemas da sociedade e das favelas, como a exploração e a opressão sofridas pelos trabalhadores, a malandragem e ladrões à margem da lei e o uso de drogas como a maconha.

Boêmio e malandro, Bezerra da Silva foi detido dezenas de vezes pela polícia e morou nas ruas de Copacabana durante anos.  

Ao longo de sua carreira, o sambista lançou um total de 28 álbuns que, somados, venderam mais de 3 milhões de cópias. Ele ganhou 11 discos de ouro, 3 de platina e 1 de platina duplo.

Reverenciado por bandas mais novas como Planet Hemp e o Rappa, Bezerra da Silva fez participação em diversos shows e álbuns.

Em 28 de outubro de 2004 foi internado com pneumonia e enfisema pulmonar, sendo induzido ao coma, como parte do tratamento. Um mês depois, o sambista passou mal novamente e foi internado com problemas pulmonares e faleceu em 17 de janeiro de 2005, aos 77 anos em decorrência de uma parada cardíaca.

Relembre sucessos de Bezerra da Silva:

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.