A partir desta segunda-feira (28), todas as crianças de 5 a 11 anos poderão se vacinar após efetivação do cadastro no site Saúde Digital
Crianças de 5 a 11 anos podem tomar a vacina contra Covid sem agendamento, em Fortaleza
A partir desta segunda-feira (28), a Prefeitura de Fortaleza libera a aplicação da primeira dose da vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, mesmo sem agendamento prévio. Para isto, basta estarem cadastradas há 48h no site Saúde Digital. Até o momento, foram aplicadas 121.660 doses da vacina neste público-alvo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O Centro de Eventos do Ceará continuará acolhendo esse público. Os demais centros seguem uma programação divulgada diariamente no Portal da Prefeitura de Fortaleza.
O coordenador da Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Erlemus Soares, ressalta que, para receber a primeira dose, é necessário receber a confirmação por e-mail do cadastro no Saúde Digital. “Dos 245.650 cadastros realizados no site Saúde Digital, 174.524 foram confirmados por e-mail, ou seja, 29% não foram concluídos”, alerta.
Vacinação de crianças sem agendamento
Na Capital, as crianças estão sendo imunizadas com as vacinas da Pfizer (5 a 11 anos) e Coronavac (6 a 11 anos), ambas com uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Realizamos cinco repescagens infantis com o intuito de ampliar a cobertura vacinal das crianças faltosas, e agora vamos liberar a livre demanda deste público, assim como fizemos com o público adulto e adolescente, somando um grande avanço da vacinação”, destaca a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.
Documentos necessários
Crianças: no ato da vacinação, será necessário apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.
Leia também | Confira 10 mitos e verdades sobre a doação de sangue
Síndrome gripal
A Prefeitura reforça que a aplicação da vacinação em crianças que estão positivadas com Covid-19 segue a mesma recomendação do público adulto, conforme a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e o Ministério da Saúde (MS).
Crianças com Covid-19 só devem receber o imunizante 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado do exame positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.