Seleção reúne grandes produções e documentários sobre os conflitos entre os dois países
Rússia e Ucrânia: veja lista de filmes para entender a guerra
A guerra entre Rússia e Ucrânia tem tomado conta dos noticiários de todo o mundo nas últimas semanas. Ainda assim, para quem nunca ouviu falar sobre os conflitos entre os dois países, fica um pouco difícil entender o que de fato está acontecendo. Para ajudar quem quer conhecer as raízes da guerra, separamos uma lista com filmes e documentários que contextualizam o que está acontecendo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Confira:
1 – Ukraine on Fire
A produção, que está disponível no Youtube, situa a Ucrânia como um país historicamente dividido por conflitos e mostra os discursos do presidente russo Vladimir Putin.
2 – Bad roads
O longa gira em torno de 4 histórias que se desenrolam nas estradas de Donbass. Fronteira entre a Rússia e a Ucrânia e lar de desavenças antigas, Donbass é a região que abriga Donetsk e Luhansk, as repúblicas separatistas pró-Rússia. Essa região está em conflito desde 2014.
3 – Winter on Fire
O documentário da Netflix começa com cenas de guerra civil na praça Maidan. A produção traz um breve histórico da Ucrânia, apresentada a partir da independência da União Soviética, em 1991 e a Revolução Laranja, de 2004.
4 – As testemunhas de Putin
O documentário fala da trajetória de Vladimir Putin, que foi de espião a político e hoje está à frente do país com maior potencial nuclear do mundo. A produção resgata as imagens capturadas pelo diretor Vitaly Mansky, o cineasta russo que foi o responsável por produzir um documentário para promover Putin nas eleições de 2000 e hoje se encontra auto-exilado na Letônia.
5 – A Última resistência
O longa acompanha a luta de militares ucranianos voluntários no Aeroporto de Donetsk, em 2014, durante a Guerra Civil no Leste da Ucrânia. Apesar de não ser no mesmo cenário, a produção ajuda a entender o que acontece hoje na Ucrânia, visto que narra um dos conflitos mais importantes entre os dois países.
6 – A sombra de Stalin
O filme acompanha um jornalista galês que viaja para a União Soviética em 1933 e descobre condições de vida lamentáveis, contraditórias ao que era pregado para o resto do mundo. Ele passa por poucas e boas enquanto tenta desmascarar a utopia soviética, perde um amigo assassinado, descobre absurdos em uma viagem clandestina à Ucrânia, além de ser expulso, chantageado e vítima de uma campanha de difamação.
7 – Entrevistas com Putin
O documentário de 4 partes traça um perfil de Putin bastante diferente do que é divulgado em grande parte dos noticiários. A produção, resultado de uma série de entrevistas, conta um pouco do outro lado da história e apresenta uma visão diferente sobre os conflitos.
8 – Donbass
Apresentado como uma comédia um tanto chocante, Donbass se passa na região que dá nome ao filme e que é palco de diversos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia. No longa, o diretor Sergei Loznitsa mostra as consequências da manipulação e propaganda para a sociedade. O filme apresenta cenas de violência extrema e com a tortura sendo retratada em longas sequências.
9 – The Earth is blue as an orange
O documentário conta a história de uma mãe que cria seus quatro filhos sozinha em Donbass, na zona de conflitos. Ela tenta ao máximo deixar o ambiente violento fora de casa e manter sua família segura dos bombardeios constantes.O longa acumula prêmios, entre eles o de melhor filme e o de melhor filme humanitário.
10 – Ponte dos Espiões
Dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Hanks e Mark Rylance, o filme tem como plano de fundo a Guerra Fria. No longa, o advogado James Donovan (Hanks) precisa passar por cima da sua falta de experiência para negociar a troca de um prisioneiro americano capturado pela União Soviética e de um espião soviético capturado pelos americanos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.