Na capital, o número de gestantes com faixa etária entre 10 a 19 anos vem diminuindo nos últimos anos
Fortaleza reduz o índice anual de gravidez na adolescência
Fortaleza reduziu em 4,7% o índice de gravidez na adolescência no comparativo dos últimos 5 anos. Em 2021, dos 31.360 nascidos vivos, 3.559 eram de mães adolescentes, 11,2% do total. Já 2016, dos 37.454 nascidos vivos na Rede Municipal de Saúde, 5.989, equivalente a 15,9% do total, foram de mães adolescentes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A redução de 5 pontos percentuais desse indicador de gravidez na adolescência é um grande avanço quando levamos em consideração múltiplos fatores como histórico familiar, social e cultural, nas quais essas adolescentes estão inseridas. A ações governamentais, em diversos âmbitos foram, também, determinante para melhora dos indicadores.
“Um dos fatores mais importantes de prevenção é a educação, peça chave para a saúde integral, tanto no âmbito individual quanto coletivo. Munir os adolescentes, sejam meninas ou meninos, de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores irá capacitá-los para cuidar de sua saúde, bem-estar e dignidade, bem como para avaliar suas escolhas e como essas afetam as suas vidas”, afirma Léa Dias, assessora técnica da área da Saúde da Mulher.
Leia também | Carro fumacê vai estar em quatro bairros de Fortaleza em março; saiba quais
Os índices de pré-natal também evoluíram nesse período. Na Capital, o percentual de gestantes adolescentes que realizaram sete ou mais consultas de pré-natal, número preconizado pelo Ministério da Saúde, cresceu 10,3%, entre 2016 e 2021. Das 22.354 gestantes que realizaram seu acompanhamento no quantitativo orientado pelo Ministério, em 2021, 2.103 são adolescentes (59%) do total de 3.559.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Para obter essas evoluções, a Gestão Municipal realiza diversas iniciativas intersetorias para prevenção da gravidez precoce. As ações abrangem as Secretarias Municipais da Educação (SME), com o Programa Viva seu Tempo, e da Juventude, por meio dos Cucas, além de universidades, dentre outras instituições. A tendência é que esses números continuem em queda para os próximos anos.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.