NO TSE

Julgamento de cassação do mandato do deputado federal Pedro Bezerra deve começar nesta sexta (11)

Parlamentar é acusado de usar a máquina pública na campanha de 2018

Compartilhe:
10 de março de 2022
Assistente de Redação Vídeo

Está previsto para começar, nesta sexta-feira (11), o julgamento que pode terminar na cassação do mandato do deputado federal Pedro Bezerra (PTB) por abuso de poder econômico e político. O caso está na pauta do dia do plenário virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Julgamento de cassação do mandato do deputado federal Pedro Bezerra deve começar nesta sexta (11)
Pedro Bezerra foi condenado pelo TRE-CE por uso da máquina pública de Juazeiro do Norte na campanha de 2019. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Bezerra foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) por uso da máquina pública de Juazeiro do Norte para ajudar na sua campanha para o cargo de deputado federal nas eleições de 2018. O ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do caso no TSE, manteve monocraticamente a cassação aprovada pelo TRE.

Leia também | TSE regulamenta propaganda política no Brasil

Segundo consta no processo, Pedro Bezerra teria utilizado bens públicos para promover reuniões político-partidárias, além de ter sido favorecido pelo uso de servidores públicos na campanha. Na época, o pai de Pedro, Arnon Bezerra (PDT), era prefeito do município cearense.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Pedro Bezerra já apresentou um agravo para o Plenário do TSE contra a cassação de seu mandato. O recurso está na pauta virtual que começa nesta sexta-feira (11) e termina às 23:59 do dia 17 de março. O parlamentar nega qualquer irregularidade e acredita que o TSE possa reverter a punição na Corte cearense, garantindo o seu mandato até o fim e dando a possibilidade de reeleição neste ano.

Ronaldo Martins pode assumir a vaga de Pedro Bezerra

Caso o TSE confirme a cassação, Ronaldo Martins (Republicanos), primeiro suplente da coligação, assumiria a vaga de Pedro Bezerra na Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2018, Ronaldo Martins recebeu 101.089 votos. Atualmente, ele ocupa o cargo de vereador na Câmara Municipal de Fortaleza.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.