CHUVA

Fortaleza amanhece sob chuva; precipitações atingem todo o Estado

Além de Fortaleza, a chuva atingiu todas as regiões do Estado. Mesmo assim, açudes importantes do Ceará ainda estão com capacidade abaixo de 30 %.

Compartilhe:
22 de março de 2022
A10

A manhã desta terça-feira (22) começa sob chuva em Fortaleza. As precipitações começaram na noite anterior, por volta das 21h, e seguiram pela madrugada e manhã do dia seguinte.

Fortaleza amanhece sob chuva; precipitações atingem todo o Estado
Foto: Governo do Ceará

De acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva começou pela região leste do Nordeste e avançou para os municípios da região Jaguaribana, Cariri e Litoral de Fortaleza. A tendência é que a terça seja de muita chuva em todas as regiões do Estado, segundo o órgão.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com a Funceme, das 7h da manhã desta segunda-feira (21) até às 7h desta terça-feira (22), os registros de postos do órgão no estado foram:

Messejana – 31,6
Fund. Maria Nilva – 42,0
Amgicos – Carius – 54,0
Solonopolis – 37,0
Serra Brejinho – Jardim – 62,0
Crato – 32,0
Carius – 36,0
Sao Sebastião – Aurora – 45,2
Sitio Tipi – Aurora – 58,5
Arrojado – Lavras da Mangabeira – 58,0
Pindoretama – 55,0
Iborepi – Lavras da Mangabeira – 80,0
Retiro Grande – Icapui – 91,2

Em informe divulgado pelo órgão, a tendência é de chuva em todas as regiões cearenses com destaque para as macrorregiões do Cariri, Ibiapaba e sul do Sertão Central e Inhamuns, onde devem ocorrer os maiores acumulados de chuva, principalmente entre hoje à noite e próxima madrugada.

Em geral, as chuvas esperadas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano devido a proximidade da ZCIT, circulação em altos níveis – CAN, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso de alerta laranja para todo o estado desde a manhã desta segunda-feira (21). O aviso significa que há riscos de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A previsão do instituto é de mínima de 24º em Fortaleza e máxima de 29º para esta terça. A umidade do ar varia entre 65% e 95%, com pancadas de chuva o dia inteiro.

A tendência, segundo o INMET, é que as precipitações continuem até esta quarta-feira (23).

Leia também | Chuva no dia de São José significa bom inverno?

Volume dos açudes

Até a última segunda-feira (21), dez açudes no Estado sangraram, de acordo com Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O mais recente a atingir a capacidade máxima foi o reservatório Barragem do Batalhão, no município de Crateús. outros açudes sangrando no Ceará são: Caldeirões (Saboeiro), Gameleira (Itapipoca), Germinal (Palmácia), Rosário (Lavras da Mangabeira), Itaúna (Granja), Ubaldinho (Cedro), Do Coronel (Saboeiro), Tijuquinha (Baturité), Quandú (Itapipoca) e Acaraú Mirim (Massapê).

Até a data informada, outros 16 açudes estão com capacidade acima de 90%.

O açude Castanhão, maior reservatório de água do Ceará, apresenta apenas 12,08% do seu volume de água; Orós com 27,93% e Banabuiú se encontra com 8,12%.

As chuvas atingem o Estado de forma irregular. Até o momento, 68 reservatórios estão com volume abaixo de 30%.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.