LEI MARÍLIA MENDONÇA

Projeto de Lei Marília Mendonça é aprovado no Senado

A intenção do projeto é evitar novos acidentes aéreos como o que aconteceu com a cantora Marília Mendonça e aumentar a segurança para aeronaves

Compartilhe:
22 de março de 2022
A10

Um Projeto de Lei (PL) aprovado pelo Senado, batizado de Lei Marília Mendonça, define critérios para a sinalização das linhas de transmissão no País. O PL 4009/21 inclui as linhas sob concessão ou permissão de distribuição de energia elétrica. O texto está sob análise da Câmara dos Deputados.

Projeto de Lei Marília Mendonça é aprovado no Senado
Foto: Divulgação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A proposta define que todas as linhas de transmissão sejam sinalizadas. O texto propõe que as torres devem ser pintadas com cores que possibilitem ao piloto de aeronave identificá-las apropriadamente como sinal de advertência.

Além disso, o PL prevê também que os suportes instalados em condições que dificultem a visibilidade pelos pilotos sejam sinalizados para aumentar as medidas de segurança. Em casos como esse, a sinalização precisa ocorrer em, pelo menos, duas torres anteriores.

Mesmo com a pintura, as concessionárias e permissionárias de transmissão e distribuição de energia elétrica vão poder instalar placas de advertência e esferas nas linhas com cores que ajudem a ampliar a sinalização para o tráfego aéreo.

Leia também | Mesmo após morte, Marília Mendonça segue sendo a artista mais ouvida do Spotify

Homenagem

Caso seja aprovado e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o texto receberá o nome Lei Marília Mendonça, em homenagem à rainha da sofrência, morta no dia 5 de novembro de 2021, em decorrência de um acidente aéreo. O avião em que a cantora viajava, junto com outras quatro pessoas, se chocou contra redes de transmissão de energia elétrica, no município de Caratinga (MG).

O autor do projeto, senador Telmário Mota (Pros), disse: “o que podemos fazer nesse momento de consternação, pelo menos, é propor regras para proteger os brasileiros de presenciarem ou serem vítimas de evento futuro dessa natureza”.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.