Serão 30 vagas destinadas a jovens com idades entre 18 e 29 anos. A formação na Escola de Moda da Juventude é gratuita.
Escola de Moda da Juventude está com inscrições abertas em Fortaleza
Jovens com o sonho de trabalhar na área de moda agora vão poder contar com um curso de formação gratuito com certificação de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). A Escola de Moda da Juventude é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, lançado por meio da Secretaria Municipal da Juventude.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
O curso terá 200 horas de duração e, além da certificação, terá também cursos livres, oficinas, laboratórios criativos, feiras e outras intervenções. Serão 30 vagas destinadas ao público interessado.
Para participar, as inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (29), no site da escola.
“Este é um programa piloto que a Prefeitura traz a Fortaleza, que possui polos de venda têxtil e toda uma economia relacionada à moda. A Capital mais uma vez parte na frente e inova com a juventude, aproveitando talentos que poderão ser qualificados através desse curso”, disse o prefeito José Sarto (PDT) durante participação em transmissão para redes sociais.
De acordo com o secretário da juventude, Davi Gomes, a Escola de Moda vai permitir que os jovens possam ampliar os conhecimentos e ter aplicações práticas em sustentabilidade, economia criativa, cultura e mercado.
“Percebemos o potencial, através do Observatório da Juventude, de jovens da periferia que querem trabalhar ou empreender nessa área. A ideia é atender aqueles que não têm a possibilidade de frequentar um curso particular de moda. Além do programa geral, teremos pelo menos 10 cursos de 60 horas ao longo deste ano e laboratórios criativos”, disse o secretário.
Leia também | “Atualiza Aí”: seguem as inscrições para a terceira temporada; saiba como participar
O principal curso oferecido pela escola será dividido em cinco módulos: Moda e seus significados; Produto de moda; Gestão de projeto em moda; Imagem aplicada à moda e Laboratório. A intenção da formação é dar oportunidade para os jovens desenvolverem habilidades criativas, estratégicas e práticas para estimular a construção de uma carreira no mercado de moda.
Os alunos vão poder contar com aulas presenciais e virtuais, às segundas, quartas e sextas-feiras de 8h ao meio dia. As aulas do curso começarão em abril e seguem até agosto. É necessário que os candidatos tenham acesso à computador/celular com câmera e microfone; conexão com internet; acesso à plataforma Google Meet e e-mail válido para acompanhar o conteúdo.
Seleção para a Escola de Moda da Juventude
A seleção dos candidatos será feita em duas etapas. No primeiro momento, serão analisados os documentos entregues no ato da inscrição: carta de intenção, RG, CPF, comprovante de residência, declaração de vínculo com ensino público e comprovante de vacina. A segunda etapa será uma entrevista de 20 minutos com os pré-selecionados.
Para concorrer a uma das 30 vagas, é necessário ser residente em Fortaleza, ter entre 18 e 29 anos, egresso ou ter vínculo ativo com o sistema público de ensino e renda familiar de até três salários mínimos.
Inspiração
Escola de Moda da Juventude tem como embaixador o designer cearense David Lee, proprietário de sua marca homônima. O cearense criou sua marca em 2015 e apresentou coleções em eventos de moda como Dragão Fashion Brasil, Casa de Criadores e em Londres, através da plataforma International Fashion Show Case, reunião dos 16 maiores talentos emergentes a nível global. Em 2020, foi o único cearense na lista de talentos Under 30 da Forbes Brasil.
Agora ele pretende contribuir com sua experiência de mercado para mobilizar, articular e ampliar as conexões da Escola de Moda.
“Além de perceber a moda como uma paixão, onde me descobri, a escola se conecta com a minha história e é muito válido poder contribuir com esse projeto. A moda é muito elitizada, mas está em todo mundo e por isso cria o interesse nos jovens de Fortaleza”, disse.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.