DE PRESÍDIO A PARQUE

Governo do Ceará inaugura Parque Dom Aloísio Lorscheider, na área onde funcionava a antiga penitenciária IPPOO

Novo parque da cidade de Fortaleza conta com uma área de 30 mil metros quadrados

Compartilhe:
27 de março de 2022
Assistente de Redação Vídeo

Em cerimônia que contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela e de autoridades locais, o Governo do Estado inaugurou, neste domingo (27), o Parque Dom Aloísio Lorscheider, localizado no bairro Itaperi, construído no terreno onde funcionava a antiga penitenciária IPPOO.

Governo do Ceará inaugura Parque Dom Aloísio Lorscheider, na área onde funcionava a antiga penitenciária IPPOO
A inauguração foi marcada por uma manhã de intensa programação de atividades. Foto: Foto: Governo do Ceará/Divulgação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O novo parque da cidade de Fortaleza conta com uma área de 30 mil metros quadrados e conta, em sua estrutura, com areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, rampa de skate, quadras poliesportivas, quadras de areia, anfiteatro, quiosques, espaço para caminhada e biblioteca. O projeto foi orçado em cerca de R$ 10 milhões e foi executado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), órgão do Governo do Estado.

Leia também | Governo libera troca de ingressos para inauguração da Arena Romeirão em Juazeiro do Norte

Vista área do novo parque de Fortaleza. Foto: Governo do Ceará/Divulgação

A inauguração do Parque Dom Aloísio Lorscheider foi marcada por uma manhã de intensa programação, incluindo utilização da areninha para a realização de jogos com os jovens, atividades lúdicas para crianças na biblioteca e ginástica aeróbica ao ar livre.

“Mais esporte, lazer e segurança para os moradores do Itaperi e região”, celebrou o governador Camilo Santana, em postagem nas redes sociais.

Sobre a demolição do IPPOO para virar parque

Muros do antigo IPPOO. Foto: Divulgação

Considerado um dos presídios mais antigos do Ceará, o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I) foi demolido em maio de 2021. O equipamento, construído na Av. Bernardo Manuel, no bairro Itaperi, em Fortaleza, foi criado pelo Governo do Estado no dia 25 de maio de 1978, na gestão do ex-governador Adauto Bezerra. Foi a maior unidade prisional do Estado por bastante tempo e recebeu milhares de presos ao longo de décadas.

Em 1981, por exemplo, ocorreu a primeira grande rebelião. Nove presos fugiram, fazendo um sargento refém. Três anos depois, acontece uma fuga em massa, depois da muralha ser dinamitada pelo lado de fora. Já em 2002, a primeira grande transferência de detentos marcava o início do fim da história do IPPOO 1.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Depois de quase 35 anos de funcionamento, o presídio foi desativado em 2013. Os últimos 58 detentos foram transferidos para outras unidades.

Sobre Dom Aloísio Lorscheider

O novo parque de Fortaleza homenageia o religioso gaúcho dom Aloísio Lorscheider, que foi arcebispo de Fortaleza de 1973 a 1995. Depois, dom Aloísio foi transferido para Aparecida, em São Paulo, tornando-se posteriormente arcebispo emérito. Dom Aloísio faleceu em 23 de dezembro de 2007. No Ceará, a trajetória do arcebispo foi marcada pelo trabalho social e defesa da igualdade, com especial atenção à população privada de liberdade.

 

 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.