São 3 representantes no Senado para cada estado
Saiba o que faz um Senador da República
Estamos em ano de eleições. Em outubro, os brasileiros vão às urnas escolher o Presidente da República, os Governadores dos estados e do Distrito Federal, os Senadores e os Deputados Federais e Estaduais.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
O Senado é uma das casas legislativas menos conhecidas pelos eleitores, e uma das mais importantes. Qualquer projeto de lei para se tornar lei de fato precisa ser aprovado no Senado, assim como na Câmara dos Deputados.
O Senado é responsável por processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República, os ministros de estado e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, em caso de ações inconstitucionais.
A casa tem 81 parlamentares. São 3 por Unidade da Federação. As eleições deste ano vão renovar um terço do Senado, 27 senadores ao todo. Apenas 1 por unidade da federação em 2022, ao contrário de 2018, quando a população votou em dois candidatos ao senado.
Leia também | Bandeira de escassez hídrica: saiba até quando deve durar a tarifa mais cara na conta de energia
Opinião
O sociólogo e cientista político da Universidade de Brasília (UNB), Antônio Testa, destaca que a constituição estabelece renovações parciais para que não haja um descompasso absoluto entre os resultados da eleição presidencial e para o senado.
Cada estado tem que fazer uma composição muito grande. A eleição para senador está muito vinculada à eleição para governador, então tem uma situação muito orgânica.
Representantes
Cada Unidade da Federação tem 3 senadores. Dois são escolhidos em uma eleição, e um outro é escolhido na próxima eleição, 4 anos depois. Hoje, o Ceará tem como representantes no senado Tasso Jereissati, do PSDB; Eduardo Girão, do Podemos; e Cid Gomes, do PDT.
Eduardo Girão e Cid Gomes foram eleitos em 2018, e têm mandato até 31 de dezembro de 2026. O mandato de senador é de 8 anos.
Tasso Jereissati
Já Tasso Jereissati, eleito em 2014, tem mandato até o fim de 2022 e já afirmou que não deve se candidatar a cargos eletivos, e deixa a casa no fim do ano.
Eleito em 2002, e depois em 2014, ele está no seu segundo mandato de Senador, completando 16 anos no cargo, além de outros 3 mandatos como Governador do Ceará.
O Senado
O Senado é uma parte do parlamento tão importante que é por isso que existe uma diferença até para se candidatar a uma vaga. Pelo entendimento da lei brasileira, o Senado é uma casa que repara possíveis erros ou exageros da outra casa legislativa, a Câmara dos Deputados.
Para ser candidato a Deputado, a idade mínima é 21 anos; já para pleitear uma vaga no Senado, é preciso ter, pelo menos, 35 anos de idade.
Fiscalização
É por isso que é necessário estar de olho no que fazem os Senadores da República. Antônio Testa explica ainda como a população pode acompanhar o trabalho deles.
Através do site do Senado, da TV Senado, da Rádio Senado… todos esses canais estâo à disposição da população pra saber o que eles fazem, os discursos, os projetos. É fundamental que a população saiba o que esses representantes fazem. É assim que se fiscaliza e se escolhe melhor os representantes.
As eleições gerais no Brasil em 2022 estão agendadas para o dia 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno, onde houver.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.