Grupos empresariais devem se instalar no Complexo do Pecém
Governo reafirma intenção de parcerias com empresas do setor
O Governo do Ceará assinou mais um Memorando de Entendimento pra produção de Hidrogênio Verde. Empresa do grupo Comec, a Nexway vai produzir hidrogênio verde com intenção de participar do pool de armazenamento de amônia, no futuro HUB de H2V localizado no Porto do Pecém.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A governadora Izolda Cela falou sobre a importância desse investimento para a geração de empregos e para a preservação do meio ambiente.
Nós desejamos que seja um projeto de sucesso, pois aqui no Ceará nós temos feito um trabalho concentrado e uma ação sistêmica para nos firmarmos como um HUB de Hidrogênio Verde nesse momento de transição energética mundial.
O que disse o presidente da Nexway, Marcel Haratz.
Estamos muito entusiasmados com a receptividade do Ceará. É um momento único e vamos de fato iniciar a construção. Não é um momento de projeto piloto e sim de executarmos um projeto de médio e grande porte.
Na ocasião, também foi assinado Memorando de Entendimento com a empresa suiça Energy Vault SA, que fornece tecnologia de armazenamento gravitacional de energia.
Leia também | Resultado da Dupla Sena, concurso 2360, hoje, sábado, dia 30 de abril (30/04)
Para o secretário da Sedet, Maia Júnior, foi um evento muito significativo, destacando a inovação que será o armazenamento gravitacional da energia produzida.
Atrair uma empresa dessas para o Ceará é muito importante para estruturação que a gente faz nas energias renováveis.
Segundo o secretário Maia, estão prontos outros dois protocolos do segmento que devem ser agendados em breve. Além disso, estão sendo trabalhadas outras quatro empresas para compor o Hub de Hidrogênio que escolheram o Ceará para seus projetos.
Participaram também da solenidade o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, o secretário executivo da Infraestrutura, Adão Linhares; o presidente do Sindienergia, Luiz Carlos – representando a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); e os analistas da Sedet, Sérgio Araújo e Constantino Frate.
HUB de H2V do Ceará
Lançado em fevereiro de 2021 pelo Governo do Ceará, Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC), o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará visa transformar o território cearense em um grande fornecedor global desse tipo de combustível gerando emprego, renda e contribuindo diretamente para a descarbonização do planeta, um dos objetivos estipulados por diversos países do mundo até 2050.
Vale destacar ainda o grande potencial produtor de energias renováveis do Ceará, a localização geográfica e estratégica, assim como a capacidade logística e consumidora de Hidrogênio Verde do Complexo do Pecém. A infraestrutura e as parcerias internacionais facilitarão também a exportação, contribuindo, assim, para que o Ceará desponte como o primeiro HUB de Hidrogênio Verde do Brasil e da América Latina. A exportação de H2V através do Porto do Pecém será a mais curta entre a América do Sul e a Europa e, consequentemente, a de menor custo.
Veja as empresas que já assinaram memorando de entendimento com o Governo do Estado:
Enegix Energy
White Martins
Qair
Fortescue
Eneva
Diferencial
Hytron
H2helium
Neoenergia
Engie
Transhydrogen Alliance
Linde
Total Eren
AES Brasil
Cactus Energia Verde
Casa dos Ventos
H2 Green Power
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.