FORTALEZA

Estátua da Iracema Guardiã desaba na Praia de Iracema; confira o momento da queda

Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram a escultura caída no chão. Prefeito José Sarto visitou o local.

Compartilhe:
3 de maio de 2022
Roberta Fontelles

Na Praia de Iracema, em Fortaleza, a estátua da Iracema Guardiã desabou no início da tarde desta terça-feira (8). Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram a escultura caída no chão.

Estátua da Iracema Guardiã desaba na Praia de Iracema; confira o momento da queda
Momento em que a estátua desaba. Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No início da tarde, o prefeito José Sarto visitou o local e compartilhou nas redes sociais a seguinte mensagem:

“Estava em reunião no Paço Municipal nesta tarde quando soube que a estátua “Iracema Guardiã”, do artista plástico Zenon Barreto, havia tombado. Fiquei estarrecido e lamento pelo triste episódio. Fui até a Praia de Iracema e já determinei as medidas imediatas para averiguar o que ocorreu. Pedi um laudo técnico e solicitei imagens do videomonitoramento para a Guarda Municipal. Nossas equipes estão isolando a área e recolhendo a estrutura para realizar o reparo e devolver esse importante símbolo da nossa Cidade o mais breve possível.”

Ainda de acordo com a Prefeitura, técnicos já trabalham para recolher a estrutura da escultura Iracema Guardiã. A obra será levada para armazenamento em uma espaço adequado. Após esse processo, será iniciado o trabalho de restauro do patrimônio. O local do incidente foi isolado. A Guarda Municipal também foi acionada e está verificando as imagens das câmeras de segurança.

Iracema Guardiã

O monumento foi construído em homenagem à obra de José de Alencar. A índia foi instituída como ícone cultural a partir de lei em dezembro de 2011. A Iracema Guardiã foi inaugurada em 1996, em comemoração aos 25 anos do bairro Praia de Iracema. A escultura é feita em fibra de vidro e tem dimensão de 0,80 x 3,70 x 1,85m (obra) e 2,35 x 2,00 x 3,65 (base).

Leia mais | Idosos curtem banho de mar na Praia de Iracema

Pelo menos 64 praias cearenses já registram aparecimento de manchas de óleo em 2022

Pelo menos 64 praias do Ceará já registraram aparição de manchas de óleo em 2022. O último balanço foi divulgado em fevereiro deste ano, pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O material analisado em laboratório tem características diferentes do petróleo venezuelano encontrado no litoral do Estado em 2019.

De acordo com o relatório da Sema, a cidade de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), teve o maior volume de praias atingidas por manchas de óleo. A substância foi encontrada em pelo menos 9 praias, como: Porto das Dunas, Japão, Prainha, Marambaia, Praia Bela, Praia do Presídio, Praia do Iguape, Praia do Barro Preto e Praia do Batoque.

A capital cearense aparece na sequência com seis praias com registro de manchas de óleo: Abreulândia, Sabiaguaba, Praia do Futuro, Praia do Cais do Porto/Serviluz, Praia da Leste Oeste/Formosa e Praia da Barra do Ceará.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Confira o vídeo da queda da estátua de Iracema Guardiã:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Atualizado às 20h03min

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.