O período junino é sinônimo de diversão. Mas é preciso estar em alerta sobre os riscos de queimaduras durante os festejos.
Corpo de Bombeiros orienta sobre medidas para evitar queimaduras durante período junino no Ceará
Nesta segunda-feira (6), é celebrado o Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras. Com a finalidade de orientar a população cearense, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), divulgou algumas medidas preventivas necessárias para a redução de acidentes do tipo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As queimaduras são causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Elas são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho. Desta forma, são divididas em queimaduras de primeiro, segundo, terceiro e quarto grau.
Leia também | Cláudia Leitte fica ‘arrasada’ com show interrompido em Caruaru
Para o capitão do CBMCE, Fábio Plutarco, com a aproximação das festas juninas, o cuidado ao utilizar fogos de artifício ou acender fogueiras precisa ser redobrado. Ele falou sobre a importância de uma prevenção mais acirrada para evitar essas queimaduras durante o período.
“É importante ressaltarmos sempre que, neste período junino, é um ótimo momento para que possamos realizar essa campanha de combate à queimaduras. Onde ocorre fogo, há a possibilidade de existir vidas queimadas ou intoxicadas. Por isso, é tão importante pararmos para alertarmos sobre esses acidentes. Nunca é demais alertar que soltar balão, além de perigoso, é crime, pois os danos podem ser incalculáveis, tanto ao meio ambiente, como contra a vida e ao patrimônio. Outras ocorrências comuns, mas que devemos ter cuidado para evitarmos são as fogueiras, bebidas quentes ou até mesmo bombinhas de estalo que as crianças costumam utilizar, pois é um material inflamável”, disse ele.
O bombeiro militar também destacou a importância da data e o trabalho do Corpo de Bombeiros.
“Lembrar dessa data é muito importante, pois temos a finalidade de divulgar as medidas necessárias para a redução desses tipos de incidentes. São ocorrências comuns de acontecer, mas que trabalhamos para evitarmos. E, ainda que ocorram, procuramos sempre oferecer qualidade no atendimento aos pacientes queimados resgatados por nossas equipes”, concluiu o capitão.
Dicas ao utilizar fogos
- Adquirir os produtos em lojas especializadas;
- Seguir todas as instruções do fabricante;
- Jamais reutilize fogos.
Siga rigorosamente as instruções das caixas de fogos de artifício. Não use fogos sem certificação. Como também, se falhar, der defeito ou entupir, nunca reutilize. O CBMCE destaca que os fogos de artifício só devem ser adquiridos em lojas especializadas.
Ao acender fogueiras
- Não acenda fogueiras em locais fechados ou perto de fiação elétrica;
- Não realize brincadeiras perto do fogo;
- Redobre a atenção com as crianças.
Fogueiras devem ser acesas em local arejado e livre de rede elétrica ou vegetação. Cuidado com crianças perto de fogueiras, evite brincadeiras próximas delas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.