As regras de cada universidade para a seleção poderão ser conferidas antecipadamente pelos estudantes
Sisu: MEC disponibiliza consulta às vagas ofertadas do 2º semestre
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na última quarta-feira (15/6), a consulta para as vagas ofertadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no segundo semestre de 2022. Os estudantes poderão conferir antecipadamente o número de vagas e as regras de cada universidade para a seleção.
A consulta ficará disponível na página do Sisu no Portal Acesso Único até o final do processo seletivo. As inscrições terão início no dia 28 de junho e término em 1º de julho.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Durante o período, será possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.
Para participar do Sisu, será exigido que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e que não tenha participado do Exame Nacional na condição de treineiro.
Sobre o Sisu
O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, que, nesta edição, será a de 2021.
Cronograma do Sisu
Inscrições: de 28 de junho a 1º de julho;
Resultado da chamada única: 6 de julho;
Matrícula ou registro acadêmico: 13 a 18 de julho;
Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 6 a 18 de julho.
Enem 2022 recebe mais de 3,390 milhões de inscrições
A edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano teve 3.396.597 inscrições confirmadas. De acordo com Ministério da Educação (MEC), o número representa um aumento de 11,6% em relação à edição de 2021, que teve 3.040.908 confirmações. O total corresponde às duas versões do exame, a impressa e a digital.
Leia também | Aprovados em concurso público para atuar na Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza são convocados
Do total de participantes confirmados, 2.028.353 (59,72%) são isentos da taxa de inscrição e 1.368.244 (40,28%) são pagantes. Os dados são considerados preliminares até a apuração definitiva, tendo em vista que há casos de processamento dos pagamentos pelas instituições bancárias, processos judiciais, comissão de demandas, além de outras situações excepcionais.
Dos inscritos, 3.331.531 farão a versão em papel e 65.066, em computador. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas das duas versões nos dias 13 e 20 de novembro.
Quem solicitou atendimento especializado poderá conferir o resultado do pedido a partir da próxima terça-feira (7). No mesmo dia, começa o período de recursos para os participantes que tiveram as solicitações indeferidas. Candidatos que desejam ter tratamento por nome social poderão solicitá-lo entre 23 e 28 de junho.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.