10 características que os recrutadores estão procurando
A velocidade com que o mundo está mudando após a pandemia tornou-se exponencial. E com o mundo do trabalho não é diferente! As pessoas terão que continuamente adotar duas expressões em inglês muito utilizadas hoje: o Lifelong Learning e o Continuous Reskilling, que nada mais são: Aprender durante toda a vida e continuamente adquirir novas habilidades. Os profissionais que quiserem ter relevância nesta Nova Economia devem buscar entender quais são as habilidades mais requeridas ou procuradas pelas organizações e adotar um plano para adquirir este perfil. A pandemia modificou a forma como os recrutadores estão escolhendo candidatos em potencial e as habilidades que procuram. As necessárias estão mudando constantemente sob diferentes circunstâncias.
Um estudo do Linkedin mostra quais são elas:
‘Soft skills’
Criatividade – Segundo o Linkedin, “enquanto robôs são bons em otimizar ideias antigas, empresas precisam mais de empregados criativos para conceber as soluções de amanhã”.
Persuasão – “Ter um bom produto, uma boa plataforma ou um bom conceito é uma coisa, mas a chave é persuadir as pessoas a comprá-las”
Colaboração – “Com projetos ficando cada vez mais complexos e globalizados na era da Inteligência Artificial, a colaboração eficiente só cresce em importância”.
Adaptabilidade – “Uma mente adaptável é uma ferramenta essencial para navegar pelo mundo de hoje em constante mudança, já que as soluções de ontem não vão resolver os problemas de amanhã.”
Manejo do tempo – “Uma competência eterna, saber administrar o tempo hoje te servirá pelo resto da carreira.”
‘Hard skills’
Manejo de dados na nuvem – “Enquanto o mundo se atira para a nuvem, companhias buscam desesperadamente por engenheiros com competências para acomodar essa demanda.”
Inteligência artificial – “É oficial: chegamos à Idade da Inteligência Artifical.”
Raciocínio analítico – “Enquanto coletam dados como nunca antes, empresas estão sedentas por profissionais que podem tomar decisões espertas baseadas neles.”
Manejo de pessoas – “O mundo mudou de um modelo ‘comandar-e-controlar’ para líderes que podem treinar e empoderar, um conjunto de competências que poucos profissionais possuem.”
User Experience Design (UX Design, Design da Experiência do Usuário, como é conhecida a destreza em compreender a interação entre usuário e tecnologias e desenvolver formas de torná-la mais fácil).
Agora é com você! Analise quais dessas você possui gaps de aprendizado e elabore um plano para adquiri-las.
Eduardo Gomes de Matos – Sócio da Gomes de Matos Consultoria
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