Seu próximo carro será elétrico?
Muita gente, mas muita mesmo, me pergunta sobre os carros elétricos. Qual autonomia, como faz pra recarregar, quais tomadas, qual preço de um veículo elétrico no Brasil… e também no exterior.
Mas antes de cansar você com opiniões técnicas, vou responder logo a pergunta título: não, seu futuro carro não será elétrico.
No Brasil, mas também nos principais países do mundo, a infraestrutura necessária para tornar os elétricos uma maioria na frota ainda está num futuro distante. E no Brasil ainda mais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Vamos começar pelo bolso. No Brasil o carro elétrico mais “barato” custa R$ 203.678, e é o RENAULT Zoe. Preço de carro premium né? Classe média não tem condições de ter um carro desses.
Outras questões: aqui em Fortaleza poucos são os locais públicos que tem postos de recarga. O shopping Iguatemi tem, uma universidade particular também… mais algum local?
Além disso, a maioria das tomadas nas garagens tem de ser adaptadas, e quem vai pagar a conta? O condomínio? O dono do carro tem de ter sua própria estação elétrica. As baterias são grandes e caras. A matéria prima de lítio e cobalto vêm de países como Bolívia, Argentina, Chile, Rússia e Congo. Percebeu aí a dificuldade?
Enfim, são muitas questões ainda a resolver, bem como nosso parque industrial automotivo todo focado em motores a combustão, com as peças necessárias ao funcionamento, muitas delas que com carros elétricos são desnecessárias.
Seu futuro carro não será elétrico. Mas o do seu neto vai ser. Mesmo que ele use só por compartilhamento ou por aluguel. Se o Brasil – e aí incluo iniciativa privada e governos – não avançar nessas questões, baixando impostos e também capacitando profissionais nessa área, vamos perder mais ainda a corrida em estar na frente.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Leia também
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.