Opinião

Os desafios da competitividade: o que esperar da Cadeia de Suprimentos no mercado brasileiro de bebidas não alcoólicas

Compartilhe:
26 de abril de 2021
Portal GCMAIS

Em tempos de crise, com a pandemia da Covid-19, dificuldades econômicas e políticas no Brasil, as empresas devem ser ágeis, adaptáveis e atentas às movimentações dos mercados de bebidas carbonatadas e não carbonatadas, sobretudo, com as adversidades da concorrência, a cadeia de suprimentos dos fabricantes de bebidas não alcoólicas terão um enorme desafio neste ano de 2021, que será a busca da competitividade em um mercado desafiador.

Os desafios da competitividade: o que esperar da Cadeia de Suprimentos no mercado brasileiro de bebidas não alcoólicas

O que para alguns é sinônimo de dificuldade, para outros pode mostrar-se como uma oportunidade ímpar de crescimento, através de estratégias inovadoras diferenciadas e parcerias no mundo corporativo. 

Atitudes colaborativas e parceiros conectados em sinergia nos negócios podem permitir sair de uma crise que se passa na economia brasileira gerando impactos preocupantes nos resultados econômicos e financeiros das empresas e indústrias no setor de bebidas.

As vivências e a experiência no mercado de bebidas demonstram, que tal cenário se apresenta como um momento difícil no setor, para que juntos possam se reinventar e mitigar os impactos com pandemia da Covid-19, traçando os caminhos para minimizar os riscos nas operações dos negócios. Visando o bom relacionamento entre fornecedores e clientes sempre pautados no respeito, ética e fair play na relação empresarial, além de consolidar as parcerias, que possam agregar vantagem competitiva em toda a cadeia de suprimentos.

Atualmente, falar de aumento de preços nos insumos é tema quase proibitivo, apesar das particularidades de cada mercado, o qual deve ser levado em consideração e respeito, como as oscilações dos preços de polímeros na região da Ásia. Além disso, a escassez de algumas matérias primas, e a forte pressão de elevação de preços no mercado de embalagens, resinas e polímeros termoplásticos. 

É imprescindível um follow up de perto em suas movimentações dos negócios, e nos seus respectivos indicadores econômicos e financeiros nos mercados interno e externo. Cabe aos clientes e fornecedores buscarem soluções inovadoras, para saírem dessas dificuldades.

Principalmente, após os recentes resultados econômicos do isolamento social em todo o país, acrescidos da taxa de desemprego em alta. O número no Brasil já bateu o patamar recorde e atingiu 14,3 milhões de pessoas desempregadas, segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). 

Neste sentido, os especialistas continuam revisando para cima as projeções para a inflação deste ano. Por outro lado, dado o contexto da crise sanitária, o que levou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) a projetar em torno de 3% o crescimento do produto interno bruto (PIB), em 2021.

De acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central elevou o cenário para a taxa de câmbio, e o mercado deu sequência ao aumento na expectativa dos impactos negativos nos movimentos macroeconômicos.  Apresenta na economia uma variável evidente em todos os mercados brasileiros: a variável da incerteza. 

Como consequência, demonstra-se baixo investimento no país, pelas organizações privadas e públicas, por conseguinte, gerando mais desafios nos mercados.

Portanto, com visões diferentes da leitura atual, identificação de melhores práticas e processos no dia a dia nas diversas funções da cadeia (compras, produção, suprimentos, logística e relacionamentos entre clientes e fornecedores), além de um bom planejamento financeiro e econômico, esperamos que os objetivos que sejam propostos possam ser atingidos em sua plenitude corporativa.

Para finalizar, outro ponto relevante, é que quanto mais sustentável for o negócio, teremos grandes chances de sucesso tangíveis e intangíveis nas empresas e nas indústrias do Setor de Bebidas, para buscarmos a virada e o crescimento na geração de novos negócios, minimizar custos e maximizar lucros em toda a cadeia de suprimentos, superando assim, em tempos de vacas magras, os desafios da competitividade num mercado desafiador.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.