Empresa dá cinco dicas para produzir conteúdo relevante e se posicionar de forma autêntica nas mídias sociais
Um conteúdo de qualidade produzido de forma autêntica é, sem dúvida, essencial para quem quer conquistar posicionamento em redes sociais. Mas, mais do que isto, é preciso moderar, também, com um perfil ativo e que se faça presente. O efeito contrário, ou desequilibrado, pode provocar o afastamento das pessoas, que ora não identificam no seguidor alguém relevante ou, pior, veem nele alguém que só quer aparecer a todo custo, sem material que o gabarite para tal.
Criar conteúdo relevante e ter a opinião levada a sério não é uma tarefa fácil e é preciso seguir alguns passos para ter conexão e um relacionamento duradouro através de resenhas autênticas, ações e posts. Para ajudar a entender e como seguir por esse caminho, Joel Amorim, diretor da The Insiders, empresa que conecta marcas a pessoas reais com o intuito de impulsionar campanhas com o uso de consumidores de verdade e com alto engajamento, enumerou algumas dicas que considera essenciais para uma boa relação com o público.
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Seja engajado
Torne-se olhos e ouvidos das notícias que envolvem o segmento pelo qual está engajado, seja ele focado em games, alimentação, beleza, maternidade, turismo e etc. Isso mostra que você está realmente por dentro do tema e tem, de fato, algo a agregar. Opiniões são importantes, mas precisam estar bem fundamentadas em conteúdo, então, dados de mercado podem endossá-las e ser um ponto a favor. Seja claro, não ofenda ninguém, não xingue e tenha uma linha de pensamento, na hora de expressar a opinião, que tenha um começo, meio e fim.
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Seja Honesto
Se a opinião que for dar tem a ver com um produto ou serviço, seja honesto quanto a sua experiência. É possível perceber quando a pessoa está mentindo ou não sendo tão natural. Lembre-se: o marketing boca-a-boca só funciona quando se é sincero, então, sinta a liberdade de se expressar e exprimir o que sentiu ao utilizar. O que vale é que a sua crítica seja construtiva e não ofensiva. Se não gostou, quais foram as razões? Isso tem que ser explicado, pois, nem tudo que funciona para um, vai funcionar para o outro e o que irá nortear uma decisão são essas ponderações.
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Seja transparente
Tentar ser uma pessoa na rede social e, por trás, ser outra, não funciona na prática. Ao menor deslize, o público perceberá e a consequência tende ser muito dura, com queda de engajamento e até perda de seguidores. A cultura do cancelamento, muito atual nos dias de hoje, é prova que não é sempre que o público releva falhas. Vale apostar, portanto, na transparência (e até honestidade, novamente) de ser quem se é realmente. É assim, permitindo que defeitos e qualidades coexistem, que se vai construindo a confiança necessária para se tornar uma referência para as pessoas à sua volta.
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Seja legal e empático
Não há como saber de tudo e sobre todos, mas há algo que podemos ser a todo instante: empáticos e educados. Já é regra: não faça comentários depreciativos ou inapropriados sobre assuntos que envolvam o corpo físico e aspectos emocionais ou cognitivos de outra pessoa. Na hora de opinar, independentemente do assunto, não faça por ataque a uma terceira pessoa e sim para dar luz a outro ponto de vista. Busque se colocar no lugar do colega e evite fazer juízo de valor. Cada um sabe sobre si e não cabe a ninguém julgar.
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Seja criativo
É difícil se destacar no meio de tanto conteúdo, mas criatividade abre, sem dúvidas, muitas portas. Se for para escrever, produza um material claro e gostoso de ler, sem erros de gramática; já se for tirar fotos, aposte na qualidade. Recursos dos stories, como enquetes, perguntas, testes, localização e menções a pessoas e empresas ajudam a se posicionar melhor. Responda sempre os seguidores e faça comentários relevantes. E lembre-se, tudo o que for produzido tem que estar conectado com o que se propõe e o que, de fato, se sabe. Não invente ou crie conteúdo que não seja embasado em verdade ou na ciência.
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