André Marinho

Vendas de veículos elétricos e híbridos aumentam 78% em 2022

Compartilhe:
15 de julho de 2022
André Marinho

As vendas de veículos eletrificados (híbridos e 100% elétricos) leves aumentaram 78% no primeiro quadrimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2022, o mercado já contabiliza 12.976 unidades comercializadas, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021.

Vendas de veículos elétricos e híbridos aumentam 78% em 2022

Nissan Leaf

O levantamento foi divulgado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Além disso, o total de eletrificados em circulação no país chegou a 90 mil veículos e, no ritmo atual, deverá passar de 100 mil entre julho e agosto deste ano, segundo a ABVE. Para especialistas, um dos fatores que provocou o crescimento da procura por este tipo de automóvel é o forte aumento dos preços dos combustíveis no Brasil.

Elétrico da Audi e-tron GT é vendido no Brasil

Outro aspecto motivador para a maior procura por carros elétricos, e não só no Brasil, é a preocupação mundial pelo avanço da crise climática. O mundo registrou o número recorde de 6,6 milhões de carros elétricos vendidos em 2021, aponta relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). Esse panorama tem gerado na população uma maior consciência da importância dos cuidados ao meio ambiente e uma procura por incorporar hábitos de responsabilidade socioambiental, no cotidiano.

Isso porque, algumas das vantagens desses modelos de automóveis são: baixo custo de abastecimento, chegando a ser até quatro vezes mais barato que o de um veículo a combustão; menor custo de manutenção; maior eficiência do motor, sem emissão de ruídos; e a sustentabilidade. 

Pena que aqui no Brasil o preço dos carros híbridos e elétricos ainda continua distante do consumidor de classe média. O menos caro custa mais de R$ 150 mil (Kwid elétrico), o que é inviável para o bolso de muitos. Vamos aguardar para ver se essa tecnologia fica menos cara por aqui para que se popularize.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.