O programa da rádio Atlântico Sul FM 105,7 traz toda semana artistas e bandas de destaque
Café Concerto deste final de semana apresenta os principais sucessos de Ney Matogrosso
O Café Concerto deste final de semana apresenta os principais sucessos do cantor brasileiro Ney Matogrosso. O programa será transmitido na rádio Atlântico Sul FM 105,7, neste sábado (13), às 9h, com reprise no domingo (14), às 10h.
Ney Matogrosso começou sua carreira musical após receber um convite do produtor João Ricardo, que procurava um cantor de voz aguda para o conjunto musical Secos & Molhados, com o qual gravou dois discos, ambos autointitulados e lançados pela extinta gravadora Continental, entre 1973 e 1974. O álbum chegou a marca de um milhão de cópias vendidas e gerou vários sucessos, como Rosa de Hiroshima, poema de Vinicius de Moraes musicado por Gerson Conrad.
Em 1975 lançou o primeiro disco solo, Água do Céu – Pássaro, também conhecido como O homem de Neanderthal em referência à faixa homônima de abertura, de autoria de Luís Carlos Sá, e por ser o título do antológico primeiro espetáculo da carreira solo. O álbum foi produzido em uma capa de papelão cru, com Ney Matogrosso pintado, vestido com pelos de macaco, chifres e pulseiras de dentes de boi, apresentando sonoridade vanguardista, com músicas interligadas por sons da floresta, macacos, ventanias, água corrente e pássaros.
Ney terminou a década de 1970 e começou a de 1980 totalmente transgressor, foi ameaçado várias vezes pelo regime militar. Nesse período, lançou alguns dos maiores sucessos: Homem com H, Vida, Vida, Pro Dia Nascer Feliz, Vereda Tropical, Amor Objeto, entre outros.
Durante os anos 1990, lançou um álbum só com canções de Chico Buarque (Um Brasileiro, 1996); um voltado para as canções da dupla Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos (O Cair da Tarde, 1997); dois em homenagem a Cartola (Ney Matogrosso Interpreta Cartola, 2002 e Ney Matogrosso Interpreta Cartola Ao Vivo, de 2003), e o elogiado Batuque, lançado em 2001, apenas com canções anteriores à revolucionária década de 1960, priorizando canções de Carmen Miranda.
Chegando a atualidade, Ney Lançou o álbum “Bloco na Rua”, no ano de 2019, em referência à canção “Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua”, de Sérgio Sampaio. A turnê homônima, interrompida pela pandemia de covid-19, foi retomada em 2022.
Leia também | Nova temporada do Circo Porto Rico fica em Fortaleza até o final de agosto
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.