Entre suas principais causas, está a acessibilidade.
JC Eleições: confira sabatina com Kamila Cardoso, candidata ao Senado Federal pelo partido Avante
Nesta terça-feira (16), o Grupo Cidade de Comunicação sabatinou a advogada Kamila Cardoso, que concorre ao Senado Federal pelo Partido Avante no Ceará. Kamila apresentou suas principais pautas, comentou como será, caso eleita, a sua relação com os representantes políticos do Estado e também ressaltou o papel da mulher na política.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Entre suas principais causas, está a acessibilidade. “Se uma pessoa com deficiência auditiva chegar em um hospital hoje, nós não temos um intérprete em libras, por exemplo […] Eu não consigo falar de pessoas com deficiência se eu não sentir na pele isso, se eu não tiver uma pessoa com deficiência ao meu lado”, ressaltou a candidata.
Sobre a participação das mulheres na política, Kamila destacou que “quanto mais mulheres tiveram coragem de colocar seu nome à disposição, mais mulheres entrarão no circuito político”. A candidata relatou ainda que até o momento não sentiu que foi alvo de nenhum tipo de violência política.
Já quando questionada sobre o deputado federal André Janones, que era pré-candidato pelo Partido Avante à Presidência da República, mas desistiu para apoiar o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), Kamila preferiu direcionar sua fala para o cenário estadual. “A gente precisa discutir o estado do Ceará”, pontuou a candidata.
Assista à entrevista na íntegra
Sabatina com Kamila Cardoso
Nascida em Fortaleza, em 29 de março de 1978, filha de dona Goretti e de seu Carlos, Kamila Cardoso é mãe, advogada, filiada ao Avante e ativista de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência.
Formou-se em Direito pela Universidade do Maranhão – Uniceuma, em 2001, e, desde então, advoga na área da saúde. Casada com Klécius Ribeiro, é mãe de 2 meninos, Kaio de 15 anos e Kauã de 8 anos. E foi a partir de experiências pessoais, com seu primeiro filho, que ela começou a ter contato com uma realidade que, posteriormente, se tornaria o foco do seu trabalho.
Kamila Iniciou sua carreira política em 2020, quando, naquele pleito, foi indicada por seu partido, na época, ao cargo de vice-prefeita em Fortaleza-CE, pelo Podemos, na coligação “Uma Fortaleza de Todos”.
Embora não tenha ganhado o pleito, a experiência ampliou seu contato com famílias cearenses, escancarou dados públicos sobre acessibilidade e inclusão e confirmou que muito ainda precisa ser feito na área de acessibilidade e inclusão no Ceará.
Kamila viu na política a chance de concretizar sonhos coletivos para uma sociedade mais inclusiva e a oportunidade de representar as pessoas com deficiência a partir de um olhar de autonomia e independência e não de incapacidade.
Atualmente, Kamila defende a causa da inclusão e acessibilidade, lidera o “Movimento do Bem”, grupo de amigos anjos criado em 2020 com o intuito de ajudar pessoas e ONGs, é membro da Academia Cearense de Direito e pré-candidata ao Senado, pelo Avante.
Leia também | “Pode ser que esteja na hora de entregar ao Capitão Wagner”, diz Ciro sobre governo no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.