O ex-presidente ainda falou sobre corrupção em seu governo e sobre o Mensalão
Lula critica decretos de sigilo de Bolsonaro e atuação da Lava Jato
Em entrevista realizada pela TV Globo, nesta quinta-feira (25), o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi questionado sobre corrupção em seu governo e sobre a anulação de processos contra ele pelo Supremo Tribunal Federal.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Durante cinco anos eu fui massacrado e estou tendo hoje a primeira oportunidade de poder falar disso abertamente ao vivo com o povo brasileiro. Primeiro: a corrupção, ela só aparece quando você permite que ela seja investigada”, ressaltou o petista.
O ex-presidente ainda falou sobre o Mensalão e a Lava Jato.
“Em 2005, quando surgiu a questão do Mensalão, eu cheguei e disse o seguinte: ‘só existe uma de alguém não ser investigado nesse país: é não cometer erro’. Se cometer erro, vai ser investigado. E foi isso que nós fizemos. Se alguém comete um erro, alguém comete um delito, investiga-se, apura, julga, condena ou absolve e está resolvido o problema. O que foi o equívoco da Lava Jato? É que a Lava Jato enveredou para um caminho político delicado. A Lava Jato ultrapassou o limite da investigação e entrou no limite da política. E o objetivo era o Lula. O objetivo era tentar condenar o Lula”, destacou o candidato.
Lula ainda ironizou os sigilos de 100 anos decretados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em informações públicas, sem citar o seu adversário.
“Eu poderia ter escolhido um procurador-geral engavetador, escolhi da lista tríplice. Poderia ter impedido que a Polícia Federal tivesse um delegado, que eu pudesse controlá-lo. Não fiz. Permiti que as coisas acontecessem do jeito que precisasse acontecer. Eu poderia fazer decreto de sigilo de 100 anos. Pro Pazuello, pros meus filhos, pros meus assessores. A corrupção só aparece quando você governa de forma republicana. Vamos continuar criando mecanismos para investigar qualquer delito que aconteça na máquina pública”, concluiu.
Pesquisa de intenção de voto
Foi divulgada nesta quinta-feira (25), mais uma pesquisa com intenção de voto para à Presidência da República. O levantamento feito pelo Instituto Ideia a pedido da Revista Exame mostrou que caiu a diferença entre os principais candidatos. Nas tabelas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% dos votos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, soma 36%. Comparando os números atuais com a pesquisa anterior, a diferença entre os dois primeiros candidatos bem colocados caiu de 11 para 8 pontos percentuais. Com isso, Lula manteve o mesmo desempenho registrado em julho, já Bolsonaro saltou de 33% para 36%.
Leia também | “Bolsonaro parece um bobo da corte”, afirma Lula em sabatina
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.