A brasileira Clarissa Donda, que trabalha como guia turística em Londres, descreveu o que tem presenciado neste primeiro momento após o anúncio da morte de Rainha Elizabeth II.
Empresas paradas, procedimentos suspensos e “luto coletivo”, descreve brasileira em Londres
Com a morte de Rainha Elizabeth II, a rotina do Reino Unido foi completamente impactada. Brasileiros que vivem em diferentes cidades inglesas já começam a perceber as mudanças. Em entrevista ao portal GCMAIS, a brasileira Clarissa Donda, que trabalha como guia turística em Londres, descreveu o que tem presenciado neste primeiro momento.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Empresas paradas, procedimentos suspensos e expectativa de indulto para que a população possa acompanhar o funeral da monarca. Esse é o estado de Londres no momento. Segundo Clarissa, a sensação é de “luto coletivo”. “Todo mundo em choque, parece que você perdeu uma referência muito próxima”, relatou.
Confira o depoimento da brasileira em Londres
Leia também | Aos 96 anos, Rainha Elizabeth II é colocada sob cuidados médicos
Morre Rainha Elizabeth II
Nesta quinta-feira (8), o palácio de Buckingham confirmou a morte de Rainha Elizabeth II. A monarca reinou por sete décadas e faleceu aos 96 anos em Balmoral, seu castelo favorito localizado na Escócia. Seu filho mais velho, príncipe Charles, é o primeiro na linha de sucessão do trono britânico.
Mais cedo, um comunicado oficial foi divulgado informando que o estado de saúde da Rainha era preocupante. Além disso, a ida e vinda dos membros mais próximos da Família Real para Balmoral, para ver a monarca, indicavam a gravidade da situação.
Protocolo da morte da Rainha Elizabeth II
A “Operação London Bridge” estabelece protocolos para a comunicação da morte da Rainha Elizabeth II. O primeiro-ministro é informado pelo secretário particular da rainha. As bandeiras no Palácio de Whitehall devem ser abaixadas a meio mastro e as atividades parlamentares serão suspensas por 10 dias.
O colaborador da realeza usará um código para dar a notícia. A mensagem será “London Bridge is down”, que significa, em português, “A ponte de Londres caiu”.
Em um primeiro momento, a informação do falecimento da rainha será tratado como ultrassecreto, por isso, o comunicado só pode ser enviado por meio de uma frequência captável apenas por equipamentos específicos.
A residência oficial de Elizabeth II, os portões do Palácio de Buckingham darão um aviso com as notícias. A operação London Bridge envolve um planejamento detalhado com a mídia. Simultaneamente, um newsflash estratégico irá alertar a imprensa mundial sobre a morte da monarca.
O que está no protocolo e já está sendo seguido?
– Emissora de rádio e TV britânica, a BBC terá a grade interrompida para passar o anúncio e, em seguida, focar em assuntos relacionados à morte da soberana. No canal, programas de humor estão cancelados até o final do funeral da rainha.
– Assim como os integrantes da dinastia Windsor, os jornalistas da BBC News deverão usar somente roupas pretas ao longo da programação e o tradicional logotipo da empresa de mídia ficará na mesma cor em razão do luto.
Leia também | Aos 96 anos, Rainha Elizabeth II é colocada sob cuidados médicos
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.