LEVANTAMENTO

28% dos eleitores de Bolsonaro não sabem ou erram número de candidato na urna, segundo pesquisa

O desconhecimento é ainda maior entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e dos demais candidatos ao Planalto.

Compartilhe:
14 de setembro de 2022
Portal GCMAIS

Conforme dados coletados pela pesquisa Ipec, entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), 25% afirmaram não saber o número do presidenciável e outros 3% erraram a informação no teste feito pelo levantamento. Entre os apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esses índices são de 15% e 2%, respectivamente.

28% dos eleitores de Bolsonaro não sabem ou erram número de candidato na urna, segundo pesquisa
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

25%  dos eleitores de Bolsonaro desconhecem número do candidato

O levantamento também aponta que 84% dos eleitores de Lula (PT) acertaram o número do candidato petista, ao serem questionados pelo Ipec. Já entre os que declaram intenção de votar em Bolsonaro (PL), esse índice é de 72%.

O atual presidente disputou o pleito passado pelo PSL, e agora concorre pelo PL, o que pode explicar a falta de conhecimento e as dúvidas sobre o número dele na urna.

O desconhecimento é ainda maior entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e dos demais candidatos ao Planalto. No caso do pedetista, somente 18% acertaram o seu número ao serem questionados pela pesquisa. Para os demais candidatos, esse índice chegou a 23%.

A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre 9 e 11 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01390/2022.

Intenções de voto segundo pesquisa Genial/Quaest

A 18ª rodada da pesquisa Genial/Quaest mostrou que caiu de 10 para 8 pontos percentuais a diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula segue liderando com 42% das intenções de voto, 2 pontos percentuais a menos do que na sondagem divulgada em 7 de setembro. Bolsonaro ficou estável em 34%. Esta é a menor distância entre os dois desde o início da série de pesquisas, em julho de 2021.

Lula recuou 5 pontos percentuais entre os que ganham entre 2 e 5 salários mínimos e está agora com 37%, numericamente atrás de Bolsonaro, com 39%. Entre os homens, o ex-presidente perdeu 4 pontos percentuais e tem 39%, mesmo percentual de Bolsonaro.

O presidente avançou na região Sul de 42% para 45%, enquanto Lula oscilou de 36% para 33%. Na região Sudeste, onde estão 42% dos eleitores brasileiros, segue o equilíbrio: Bolsonaro 38% x 36% Lula.

O candidato do PT mantém vantagem importante entre as mulheres (45% x 29%), na região Nordeste (59% x 19%) e entre os que ganham até 2 salários mínimos (51% x 26%).

Os demais candidatos mantiveram o índice da pesquisa anterior. Ciro Gomes, do PDT, 7%; Simone Tebet, do MDB, 4%; enquanto Felipe d´Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil), têm 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Indecisos são 6% e os que votam em branco ou nulo ou não pretendem comparecer às urnas somam 5%.

Pela primeira vez, a pesquisa registou empate técnico sobre o maior temor dos eleitores em relação ao resultado da corrida presidencial: 44% têm medo da continuidade de Bolsonaro e 42% temem a volta do PT ao poder.

Na simulação de segundo turno, a diferença também é de 8 pontos percentuais: Lula tem 48% e Bolsonaro, 40%. Perguntados sobre quem acham que vai vencer, 41% responderam Lula e 34% Bolsonaro.

A 18ª rodada da pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 10 e 13 de setembro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais. É a mais longa série de sondagens feita presencialmente no país.

Leia também | Confira a agenda dos candidatos à Presidência da República desta quarta-feira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.