DIREITOS

Profissionais de enfermagem realizam protesto contra suspensão do piso salarial

A passeata dos profissionais chegou a interromper o trânsito nas avenidas Aguanambi e Domingos Olímpio.

Compartilhe:
21 de setembro de 2022
Portal GCMAIS

Profissionais da Enfermagem realizam protesto na manhã desta quarta-feira (21), em Fortaleza. O ato teve como objetivo reivindicar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a manutenção da Lei 14.434, que instituiu o piso nacional da categoria.

Profissionais de enfermagem realizam protesto contra suspensão do piso salarial
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A passeata dos profissionais chegou a interromper o trânsito nas avenidas Aguanambi e Domingos Olímpio. Os trabalhadores da saúde caminharam nas ruas da capital em direção ao Instituto Doutor José Frota (IJF).

Segundo José Quintino, diretor do Sindisaúde, a enfermagem decidiu por uma paralisação de 24 horas, que faz parte de um movimento nacional.

Veja mais detalhes na reportagem

Senadores sugerem usar orçamento secreto para bancar piso da enfermagem

Líderes partidários do Senado se reuniram na última segunda-feira (19), com o presidente da República em exercício, Rodrigo Pacheco, para discutir possíveis fontes para bancar o piso salarial da enfermagem, que está suspenso por no mínimo 60 dias segundo determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma das propostas apresentadas foi a de usar os recursos que o Ministério da Saúde recebe das emendas de relator, o chamado orçamento secreto.

Para 2023, o governo federal prevê o pagamento de R$ 10,4 bilhões em emendas de relator ao Ministério da Saúde. A destinação desses recursos para o piso da enfermagem foi sugerida pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), que disse ter tido o apoio de mais colegas, inclusive do líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ).

Prates prometeu formalizar a ideia em um projeto de lei e apresentar a proposta ainda nesta segunda-feira, para que o Congresso decida sobre a viabilidade da medida. Segundo ele, como o piso ficará suspenso por dois meses, o parlamento terá tempo suficiente para discutir sobre o tema.

“Como esses recursos já estão reservados para a saúde, precisamos apenas carimbar que eles sejam usados no piso da enfermagem. Isso nos ajudaria em duas partes. Operacionalmente, pois ajudaria o governo federal a pagar essa conta. E também politicamente, pois ajudaria o Congresso a melhorar a sua imagem perante a sociedade devido ao caráter secreto das emendas de relator”, disse o senador, em entrevista à imprensa.

Leia mais | Senadores sugerem usar orçamento secreto para bancar piso da enfermagem

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<    

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.