HOMENAGEM

Dia do Nordestino: Nosso ‘oxente’ há de triunfar

Em 8 de outubro, o Brasil homenageia a cultura do povo nordestino

Compartilhe:
8 de outubro de 2022
Portal GCMAIS

Neste sábado (8), é celebrado o Dia do Nordestino. A data homenageia toda a riqueza cultural da região, que é composta por nove diferentes estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – e foi instituída em 2009, pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da lei 14.952. Desde a panelada, até o acarajé, o Nordeste é recheado de cultura, arte, culinária e de um povo “arretado de bom”.

Dia do Nordestino: Nosso ‘oxente’ há de triunfar
Foto: Agência Brasil

Por isso, o Grupo Cidade de Comunicação, preparou uma programação especial para exaltar o orgulho de ser nordestino.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Por que é comemorado o Dia do Nordestino?

A data foi estabelecida em 2009, em uma votação na câmara de vereadores em São Paulo. A medida não é válida para o território nacional, mas foi adotada por muitos estados, para celebrar a cultura do Nordeste.

O dia 8 de outubro foi escolhido em homenagem ao nascimento do poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, que ficou mais conhecido como Patativa do Assaré. O artista é consagrado como um dos principais representantes da cultura nordestina e compôs músicas que foram gravadas por cantores como Luiz Gonzaga, o eterno “Rei do Baião”.

Mas ainda em 2019, a lei 17.145 revogou o texto original e alterou a homenagem aos nordestinos para o dia 2 de agosto, dia em que morreu o pernambucano Luiz Gonzaga. O artista foi responsável por popularizar a cultura do forró por todo o Brasil. Seja no dia 8 de outubro ou 2 de agosto, celebrar a cultura, história e existência do povo nordestino é “bom demais”.

Orgulho de Ser Nordestino

A celebração comemora a existência dos mais de 56 milhões de habitantes da segunda região mais populosa do país como forma de reforçar o orgulho às raízes e afrontar a xenofobia. Ainda há quem tente diminuir o povo da região pelos sotaques, seca e condições socioeconômicas, baseado em desinformação e preconceito.

89 FM transmite Especial do Dia do Nordestino

Em homenagem ao Dia do Nordestino, a 89 FM vai transmitir uma programação musical especial com sucessos de artistas da região neste sábado (8), a partir das 12h10. Nanda Lisieux assina a produção rítmica. “Uma honra assumir essa playlist própria com os talentos nordestinos em um momento tão oportuno, de valorização do respeito e da grandiosidade da nossa região”, destacou.

A 89 FM é uma emissora de rádio do gênero popular do Grupo Cidade de Comunicação. O maior potencializador de conteúdo jornalístico e de entretenimento do Ceará é composto por sete emissoras de rádio, um portal de notícias, uma coluna de viagens, uma empresa de marketing de influência e uma emissora de televisão: a TV Cidade Fortaleza, o portal de notícias GCMAIS, a coluna “Bora Viajar?!”, a Spark e as rádios Atlântico Sul FM 105.7, Cidade FM 99.1, Jovem Pan Fortaleza 94,7 FM, Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM, Clube FM 91,7, 89,9 FM e Cidade AM 860.

O Grupo Cidade de Comunicação comemorou 44 anos em 2022 e renovou o compromisso com a sociedade cearense de permanecer levando a todos os lares uma programação de rádio, TV e digital que engloba multiplicidade temática de entretenimento e jornalismo contextualizado e imparcial. O maior hub de mídia do Estado está preparado para uma nova era: se expandir com ainda mais inovação e tecnologia.

Programação eclética

A programação da 89 FM é eclética. Da meia-noite às 4h30, tem a Madrugada 89. Depois, o público confere: Bom dia 89, das 4h30 às 8 horas; Super Manhã 89, das 9 às 12 horas; Sucesso 89, das 12 às 17 horas; A Hora do Mução, das 17 às 18 horas; Simbora 89, das 18 às 20 horas; e As Melhores da 89, das 22 horas à meia-noite.

No sábado, a 89 FM também é imperdível. Da meia-noite às 4h30, tem a Madrugada 89. Depois, o público confere: Bom dia 89, das 4h30 às 8 horas; Super Manhã 89, das 9 às 12 horas; Sucesso 89, das 12 às 17 horas; Musical 89, das 17 às 18 horas; Simbora 89, das 18 às 20 horas; e As Melhores da 89, das 22 horas à meia-noite.

E o domingo não deixa de ser um dia e tanto na 89 FM: de meia-noite às 5 horas, tem a Madrugada do Rei, e, das 5 às 8 horas, tem A Hora do Rei, com os sucessos de Roberto Carlos. Das 8 às 10 horas, entra no ar o programa Clássicos da 89 Especial de Domingo. Das 10 horas à meia-noite, tem o Sucesso 89 Especial de Domingo.

Confira clássicos nordestinos

 

 

 

 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<    

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.