Competição ocorre em formato de regata de longa distância, com características de um rally de endurance.
Com largada no Cumbuco, rally das águas XP Sertões Kitesurf ocorre em novembro
Da aventura na terra firme para o mar, os Sertões realizam na próxima semana, entre os dias 1 e 6 de novembro, mais uma edição do XP Sertões Kitesurf, competição em formato de regata de longa distância, com características de um rally de endurance.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A edição 2022 contará com um percurso de 440 km em uma das regiões mais propícias do planeta para a prática do esporte: a faixa litorânea de Ceará e Piauí. A largada da competição será na Praia do Cumbuco, em Caucaia, para Barra Grande, já em território piauiense.
Além do downwind (avançar com o kite a favor do vento), a organização do XP Sertões Kitesurf incluiu também alguns trechos de upwind, em que a grande ajuda passa a ser um adversário. Outra novidade diz respeito à logística dos participantes. Depois da experiência de 2021 com o acampamento nas praias que marcaram os pontos de chegada e largada das etapas, foi liberada a hospedagem em hotéis e pousadas, o que vai movimentar a economia das pequenas cidades, e cada atleta poderá contar com sua própria equipe de apoio.
Ao todo, a competição conta com cinco categorias, todas no masculino e feminino com dois tipos de percurso: 440km para Pro e Elite, e 290km para Adventure, Master e Grand Master. A Pro é destinada a atletas profissionais e profissionais que trabalham com kit; a Elite para atleta amador de alta performance; a Adventure, com menor distância percorrida, para quem inicia no esporte ou quer um ritmo mais tranquilo; Master (acima de 45 anos) e Grand Master (acima de 55), também na versão reduzida do percurso.
Há ainda a categoria Experience, nas duas últimas etapas do evento (5 e 6/11), para aqueles que não têm disponibilidade de fazer a prova toda. Reno Romeu, primeiro campeão da história do Sertões Kitesurf na Pro, está de volta em busca do bi.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
No feminino, favoritismo de Gabriela Reynard, vice em 2021. A tricampeã mundial de kitesurf freestyle Bruna Kajiya também é destaque. Quatro outros campeões da edição inaugural voltam a encarar o XP Sertões Kitesurf: Nathalia Martino (Adventure Feminino); Denise Hajjar (Master Feminino); Gustavo Foerster (Adventure Masculino) agora na Pro, e Fernando Giestas (Master), desta vez na Grand Master. E o multiatleta paralímpico e apresentador de TV Fernando Fernandes também estará na água.
Ação Social
A exemplo da edição passada, o XP Sertões Kitesurf deste ano também contará com uma ação social. Desta vez, o objetivo é beneficiar cerca de 5 mil pessoas das cidades cearenses de Acaraúe Cruz (onde fica o Preá) com exames, consultas e procedimentos especializados nas especialidades de pediatria, dermatologia, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia, ginecologia, alergologia, oftalmopediatria, odontopediatria e gastroenterologia clínica. Outro destaque é o projeto de prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas com diabetes.
Roteiro XP Sertões Kitesurf
1/11 – Check-in Cumbuco (Kite Cabana Lounge)
2/11 – Cumbuco – Guajiru (Guajiru Kite Center)
Elite e Pro -109Km; Adventure/Master/Grand Master – 65Km
3/11 – Guajiru – Ilha do Guajiru (Pousada Bate Vento)
Elite e Pro – 95Km; Adventure/Master/Grand Master – 64Km
4/11 – Ilha do Guajiru – Preá (Rancho do Kite)
Elite e Pro – 75Km; Adventure/Master/Grand Master – 37Km
5/11 – Preá – Camocim (Bistrô Kite)
Elite e Pro – 96Km; Adventure/Master/Grand Master – 54Km
6/11 – Camocim – Barra Grande (Barra Grande Kite)
Elite e Pro – 68Km; Adventure/Master/Grand Master – 54Km
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.