Chapa Lula-Alckmin venceu o segundo turno no domingo, 30, com mais de 59,8 milhões de votos
Conheça a trajetória de Geraldo Alckmin, vice eleito com Lula
Geraldo Alckmin (PSB) se tornará o novo vice-presidente do Brasil após vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A chapa venceu o segundo turno no domingo, 30, com mais de 59,8 milhões de votos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Conheça Geraldo Alckmin, vice eleito com Lula
Lula teve 50,90% dos votos válidos, contra 49,10% dos votos obtidos pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Alckmin vai assumir a vice-presidência do Brasil a partir do dia 1º de janeiro.
Ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin é médico de formação, e também atuou como professor de medicina em uma universidade de São Paulo. Ele é também um dos fundadores do PSDB.
Alckmin se desfiliou do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB) após mais de 30 anos para garantir apoio à chapa de Lula. O político foi governador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018.
O início na carreira política é datada em 1972, ao filiar-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Um ano depois, foi eleito vereador de Pindamonhangaba, sua terra natal. Ao final do mandato, foi eleito prefeito da mesma cidade. Deois, Alckmin também garantiu vitória como deputado federal.
Alckmin começou na disputa pelo governo do estado de São Paulo em 1994, quando foi convidado para compor a chapa de Mário Covas nas eleições estaduais como vice-governador. A chapa de Covas foi eleita naquele ano.
Em 2001, com a morte de Covas, Com a morte do político, em 2001, Alckmin assumiu o cargo de governador, para o qual foi reeleito no ano seguinte com 58,64% dos votos no segundo turno, derrotando José Genoino (PT).
Vale lembrar que Geraldo Alckmin já disputou a Presidência da República com Lula. Em 2006, o político renunciou o cargo de governador para disputar as eleições presidencias. Ele foi derrotado pelo petista com 39,17% dos votos no segundo turno.
Em 2010, Geraldo concorreu novamente ao cargo de governador no estado e foi eleito ainda no primeiro turno, com 50,63% dos votos. Em 2014, manteve-se no Palácio dos Bandeirantes ao conquistar a reeleição com 57,31% dos votos válidos (no primeiro turno).
No ano de 2018, Alckmin renunciou mais uma vez ao cargo de governador de São Paulo para disputar a eleição presidencial. Na época, ele só conquistou 4,7% dos votos válidos.
Geraldo Alckmin permaneceu filiado ao PSDB até 2021, quando filiou-se ao PSB em meados de 2022. Em 8 de abril, foi anunciado pré-candidato a vice-presidente da República na chapa de Lula.
Lula é o primeiro presidente a ser eleito três vezes no Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito com mais de 59 milhões. O petista governará o país de 2023 a 2026. O político superou os 58.295.042 votos que ele mesmo teve em 2006, e os 57.797.847 votos que Jair Bolsonaro conquistou em 2018. Lula fez seu primeiro discurso ainda no domingo (30). O petista derrotou o atual presidente Jair Bolsonaro por uma diferença de cerca de 2 milhões de votos.
No discurso, Lula pregou a pacificação no meio político. “Meus amigos e minhas amigas. A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis, somos um único país, um único povo, uma grande nação”, afirmou o petista.
Lula estava ao lado de aliados, como o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e a senadora e terceira colocada no primeiro turno, Simone Tebet (MDB).
“É hora de baixar as armas, que jamais deveriam ter sido empunhadas. Armas matam. E nós escolhemos a vida”, reforçou Lula.
Leia mais | “Não existem dois Brasis”; leia o discurso de Lula
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.