Iniciativa contempla um site, mais um canal para que a população de Fortaleza solicite o kit de autotestagem para o HIV.
Projeto “A Hora é Agora” amplia acesso à testagem de HIV em Fortaleza
O kit de autotestagem para o HIV, do projeto “A Hora é Agora” começa a ser disponibilizado na rede pública de saúde de Fortaleza, a partir desta terça-feira (29). O objetivo é ampliar o acesso à testagem anti-HIV, por meio de autoteste de fluido oral ou por uma gota de sangue, sem estigma ou discriminação. A população contemplada será homens gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), trabalhadores do sexo e mulheres trans e travestis, maiores de 15 anos e residentes em Fortaleza.
A iniciativa contempla um site, mais um canal para que a população de Fortaleza solicite o kit de autotestagem para o HIV. Acessando o site, os usuários, além de poderem solicitar o kit de testagem e recebê-lo em casa, pelos Correios, de forma totalmente gratuita, encontrarão informações sobre prevenção ao HIV e uma calculadora de risco de infecção que fornece um resultado com base nos comportamentos relatados.
O usuário também pode optar por retirá-lo em um armário digital, usando um código obtido no site, de forma sigilosa. O armário será localizado no Metrô – Estação Benfica (Linha Sul), Avenida Carapinima, 2087 – Benfica, que funciona das 5h30 às 23h. Com ambas as despensas, o usuário pode realizar o autoteste em casa ou onde mais se sentir confortável.
Os autotestes de fluido oral ou sangue são testes rápidos, confiáveis, seguros, confidenciais e sua execução é muito simples. As instruções para a autotestagem estarão disponíveis na bula do teste e no site terão vídeos demonstrativos sobre a forma correta de fazer os testes e ler seu resultado.
Em caso de resultado positivo, os participantes serão convidados a fazer o teste confirmatório no Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço Ambulatorial Especializado (CTA/SAE) Emanuel Gomes Pinto, contando com profissionais da saúde capacitados para tal, e em caso reagente/positivo ao HIV, o usuário realizará todos os exames necessários e poderá iniciar o tratamento antirretroviral contra o HIV no mesmo dia do diagnóstico.
O usuário, então, será vinculado a uma unidade de saúde da sua escolha, com a ajuda do profissional do projeto denominado “linkador”, um especialista que auxilia os usuários diagnosticados HIV+ no momento em que descobrem sua sorologia, além de facilitar o seu acesso ao serviço de saúde e responder dúvidas sobre o HIV/aids. O profissional ficará à disposição do usuário recém-diagnosticado com HIV para contato por ligações de voz e mensagens instantâneas, com o objetivo de auxiliá-los em suas dúvidas, navegação na rede de saúde do município, necessidades e dificuldades até a sua adesão ao tratamento.
O projeto conta, ainda, com um robô (chatbot) que, por meio de um número no mensageiro WhatsApp, traz informações, orientações, acolhimento e abre canal direto dos usuários com os linkadores.
Quanto mais precocemente a pessoa se descobrir vivendo com HIV e iniciar o tratamento adequado, menor o dano causado pelo HIV no sistema imunológico e no corpo todo. Além disso, pessoas em tratamento adequado contra o vírus causador da aids e que conseguem reduzir a quantidade de vírus no corpo a níveis indetectáveis aos exames que fazem a contagem, não transmitem o vírus para suas parcerias sexuais. Atualmente, o tratamento da infecção pelo HIV pode ser realizado com apenas um ou dois comprimidos diários.
Leia mais | Inscrições para seleção nas Casas de Cultura da UFC são prorrogadas
Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço Ambulatorial Especializado
O Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço Ambulatorial Especializado (CTA/SAE) Emanuel Gomes Pinto também realiza o diagnóstico de outras ISTs como sífilis e hepatites virais por meio de testes rápidos, oferecendo tratamento oportuno e rápido dos casos positivos. O atendimento no CTA Emanuel Gomes Pinto é disponível para toda a população de Fortaleza, das 8h às 16h30.
Além disso, o CTA Emanuel Gomes Pinto também oferta aconselhamento, consultas, indicação de vacinas, preservativos internos, externos e gel lubrificante, assim como atendimentos para PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), notificação de parceiros de recém-diagnosticados, voucher de referência para a rede de sociabilidade dos usuários, tratamento imediato contra o HIV, outras IST e infecções oportunistas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.