FUTEBOL

Croácia vence Japão nos pênaltis e avança para as quartas de final da Copa do Mundo

Duelo entre as seleções foi o primeiro das oitavas de final do Mundial que chegou na prorrogação e nos pênaltis

Compartilhe:
5 de dezembro de 2022
Portal GCMAIS

O Japão enfrentou a Croácia pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no estádio Al Janoub, em disputa por uma vaga nas quartas de final. Apesar da dificuldade no primeiro tempo, os croatas venceram a partida nos pênaltis após o empate de 1 a 1 no tempo regulamentar e garantiram a classificação na próxima fase da competição.

Croácia vence Japão nos pênaltis e avança para as quartas de final da Copa do Mundo
Foto: Copa do Mundo Fifa/Twitter

Desde a primeira vez que participou de um Mundial, em 1998, a seleção da Croácia passou pela terceira vez das oitavas de final. Em 1998, os croatas chegaram à semifinal e garantiram a 3ª colocação e, em 2018, na Rússia, foram vice-campeões.

O Japão se despede da competição como um dos grandes destaques. A seleção venceu duas das equipes consideradas favoritas no Catar. Na estreia da fase de grupos, venceu a Alemanha por 2 a 1, e, na última rodada, venceu os espanhóis com o mesmo resultado.

Croácia x Japão

No primeiro tempo da partida, a seleção da Croácia dominou a posse de bola e realizou mais chutes ao gol adversário. Ao todo, os croatas tiveram 59% da posse de bola, fizeram 318 passes e chutaram três vezes, sendo apenas uma vez ao gol, mas erraram na hora de finalizar.

Já os japoneses aproveitaram os poucos momentos com a bola para chegar à área do goleiro Livaković. Aos 43 minutos da primeira etapa, em jogada ensaiada que partiu do escanteio, Maeda aproveitou a sobra da bola no meio da área e a empurrou para o fundo do gol, inaugurando o placar da partida.

Com a vantagem japonesa, os croatas não conseguiam controlar a velocidade adversária, que começaram a construir boas jogadas.

Na volta do intervalo, a seleção da Croácia voltou para o campo determinada a diminuir a vantagem do Japão. Aos 10 minutos do segundo tempo, Lovren encontrou Perišić no meio da área de Gonda e fez o cruzamento. O atacante aproveitou a chance e chutou no canto do gol japonês, deixando tudo igual.

As duas seleções realizaram alterações nos times e continuaram a atacar, mas as finalizações não resultaram em gols e o jogo foi para a prorrogação.

Visivelmente cansadas, no primeiro tempo da prorrogação, o Japão e a Croácia apostaram na troca de passes e não conseguiram chegar perto do gol. Ao fim da primeira etapa, Mitoma arrancou pelo campo e se livrou da marcação. Perto do início da área, o jogador bateu forte na bola e o goleiro croata espalmou.

Para os últimos 15 minutos de jogo, os técnicos Hajime Moriyasu, do Japão, e Zlatko Dalić, da Croácia, realizaram as últimas alterações com os jogadores que estavam desgastados. Nenhuma das equipes levou perigo ao gol adversário e a decisão foi para os pênaltis.

Os japoneses começaram a bater os pênaltis, com Minamino. O camisa 10 errou a cobrança. Para os croatas, Vlašić chutou com força e marcou. Mitoma errou o segundo pênalti dos japoneses e complicou a situação para o Japão. Brozović ampliou a vantagem para os croatas. Asano, o terceiro a bater o pênalti, fez o primeiro para a seleção asiática. Livaja, da Croácia, bateu fraco e acertou a trave. Yoshida, capitão do Japão, chutou nas mãos do goleiro croata. Pronto para decidir e garantir a classificação nas quartas de final, Pašalić bateu firme na bola e fez o último gol da Croácia.

Leia mais | Com eliminação da Alemanha, Brasil seguirá isolado como maior vencedor de Copas

Próximo jogo

Classificada para as quartas de final, a seleção da Croácia joga na sexta-feira (9), no estádio Cidade da Educação, às 12h (de Brasília). O adversário será o vencedor do jogo entre Brasil e Coreia do Sul, que acontece nesta segunda-feira (5), às 16h (de Brasília).

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.