SAÚDE

Crises de rinite podem piorar após Covid-19, segundo especialista

A rinite alérgica acomete cerca de 30% a 35% da população

Compartilhe:
6 de dezembro de 2022
Portal GCMAIS

Fabio Morato Castro, médico alergista e imunologista, pela Universidade de São Paulo (USP), alertou que crises de rinite pioraram após a Covid-19. “Observamos que dentre todas as alergias, a de maior prevalência, depois do advento da Covid-19, foi a rinite alérgica. O número de casos e crises aumentou em torno de 50%. Na minha opinião, isso tem a ver com a volta das pessoas para dentro de casa, o que as expõe ao contato maior com ácaros e animais domésticos”, comentou o especialista, considerando informações da clínica em que realiza atendimentos.

Crises de rinite podem piorar após Covid-19, segundo especialista
Foto: Reprodução

A rinite alérgica acomete cerca de 30% a 35% da população. Essa alergia é muito frequente em crianças, e seus sinais clínicos como espirros continuados, coriza e obstrução nasal prejudicam as funções escolares (e no caso dos adultos, a vida profissional e social).

“O mais importante é que a pessoa procure um especialista em Alergia e Imunologia para fazer o diagnóstico e o tratamento corretos”, enfatiza o doutor.

Questionado sobre quais são os principais alérgenos dentro de uma casa, o médico respondeu: “nos lares brasileiros são os ácaros, animais domésticos (quando a pessoa já é alérgica), fungos, restos de insetos (como baratas) e polens que estão presentes em algumas regiões do Brasil.”

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Crises de rinite

Ele explicou ainda que a rinite surge a partir de fatores específicos (alérgenos) e inespecíficos (irritantes) como, por exemplo, poluição, produtos de limpeza, perfumes, cigarro, mudanças climáticas, etc. Por isso, doutor Fábio passou as seguintes dicas:

“Em 70% a 80% dos casos, os ácaros são os responsáveis pelas crises de rinite, por isso a importância de alguns cuidados no ambiente: deixe entrar sol nos cômodos; faça limpeza frequente com aspiradores com filtro de água; use capas protetoras de travesseiro e colchão; mantenha os animais domésticos fora de casa e, principalmente, do quarto; e combata focos de fungos, como paredes com mofo.”

Sobre o tratamento contra rinite, ele explicou que o procedimento é baseado em três pilares: controle do ambiente; medicamentoso; e imunoterapia alérgeno-específica (dessensibilização). Um tratamento adequado é fundamental para o controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida.

Leia também | Pesquisa aponta que dormir acompanhado melhora o sono, estresse e a ansiedade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.