A FAZ foi criada 2015 por algumas mães que se conheceram em consultórios em que seus filhos autistas eram atendidos
Conheça a Associação Fortaleza Azul que atende gratuitamente pessoas autistas
A Associação Fortaleza (FAZ) nasceu em 2015 por meio de uma iniciativa de algumas mães que se conheceram em consultórios em que seus filhos eram atendidos. Além das 250 famílias, a associação promove atendimentos para famílias de todo o Estado do Ceará.
As principais ações feitas pela entidade são: sessões de cinema adaptado para autistas, jornadas de autismo no Dia Mundial do Autismo – comemorado no dia 2 de abril, encontros com familiares de pessoas com TEA, debates, palestras e capacitação de educadores na inclusão de autistas em escolas regulares.
Além disso, a instituição promove anualmente um bazar para arrecadar fundos para que o local continue atendendo pessoas com autismo.
“Toda a renda será revertida para projetos e ações de inclusão de autistas na sociedade, como palestras em escolas, capacitações com familiares e educadores e eventos pedagógicos e sociais, bem como para o nosso projeto principal de construção de uma sede própria para a Associação”, comenta Daniela Botelho, presidente da FAZ.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Objetivos da Associação Fortaleza Azul
– Promover a defesa judicial e/ou extrajudicial dos interesses e direitos protegidos dos associados e representados pela entidade;
– Oportunizar às pessoas com autismo espaço de convivência, por meio de atividades recreativas, educacionais, culturais, esportivas e de lazer;
– Interagir junto às organizações de Saúde, Educação e Assistência Social para atendimento e tratamento, no sentido de facilitar o acesso de pessoas com TEA a tratamento especializado;
– Apresentar sugestões, bem como buscar recursos junto a órgãos estatais e privados, visando o amparo constitucional dos autistas no que tange ao cumprimento das leis existentes, servindo também como órgão de assessoramento.
O que é o Autismo?
Autismo é um termo geral utilizado para descrever um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro, hoje conhecidos como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Esses distúrbios se caracterizam por prejuízos em duas áreas: comunicação social e comportamento. Embora todas as pessoas com TEA apresentem tais dificuldades, o
comprometimento nos indivíduos se apresenta em intensidades diferentes.
Essas características geralmente aparecem antes dos três anos de vida e podem ser óbvias desde o nascimento ou tornarem-se visíveis ao longo do desenvolvimento.
Sinais do Autismo
Alguns dos sinais abaixo podem ser percebidos antes dos 3 anos. A família deve estar atenta e
procurar um especialista para avaliação.
Emite poucos sons;
Não responde quando chamado;
Não interage com outras crianças;
Apresenta movimentos repetitivos;
Não parece gostar de carinho;
É extremamente quieto ou extremamente agitado;
Não mantem contato visual efetivo;
Não brinca de faz de conta.
Causas
As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao autismo. Sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas causas do transtorno. De acordo com a Associação Médica Americana, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética é de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores exógenos, como o ambiente de criação. De qualquer maneira, muitos genes parecem estar envolvidos nas causas do autismo.
Alguns tornam as crianças mais suscetíveis ao transtorno, outros afetam o desenvolvimento do cérebro e a comunicação entre os neurônios. Outros, ainda, determinam a gravidade dos sintomas. Quanto aos fatores externos que possam contribuir para o surgimento do transtorno estão a poluição do ar, complicações durante a gravidez, infecções causadas por vírus.
Serviço
Local: Rua Elizeu Oriá, 970 SapirangaFortaleza Ceará 60833165
Contato: (85)98186-4552
E-mail: associacaofortalezaazul@gmail.com
Leia também | Casa da Esperança atende mais de 400 crianças com autismo em Fortaleza; saiba como é funcionamento da instituição
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.