FORTALEZA

Sarto enviará novo projeto pra garantir isenção da taxa de lixo a 70% das residências de Fortaleza

Prefeito da Capital cearense informou, em uma postagem nas redes sociais, que um grupo de vereadores mudou as regras das isenções

Compartilhe:
20 de dezembro de 2022
Portal GCMAIS

O prefeito José Sarto anunciou, na noite desta terça-feira (20/12), projeto de lei para isentar 70% dos imóveis de Fortaleza da taxa do lixo. Em postagem nas redes sociais, ele criticou a decisão de 16 vereadores que obstruíram a votação das emendas que previam maior faixa de isenção.

Sarto enviará novo projeto pra garantir isenção da taxa de lixo a 70% das residências de Fortaleza
Foto: Reprodução

“Lamento que 16 vereadores tenham se unido para derrubar as emendas que garantiam isenções à taxa do lixo para 70% das residências de Fortaleza, sobretudo para a população mais carente atendida por programas sociais. Diante disso, informo que enviarei um novo projeto estabelecendo essa mesma faixa de isenção, respeitando a capacidade contributiva de nossa gente e promovendo justiça fiscal”, afirmou Sarto.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O prefeito informou ainda que já assinou um ofício solicitando ao presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT), a convocação de uma reunião extraordinária para apreciar a matéria.

Como foi a votação

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou na noite desta terça-feira (20) o projeto de lei que institui a cobrança da taxa de manejo de resíduos sólidos – a taxa do lixo. Contudo, 16 vereadores de oposição se uniram para obstruir a votação e conseguiram derrubar as emendas que concediam isenções a 70% dos imóveis de Fortaleza.

A taxa do lixo foi aprovada com 20 votos a favor, 18 contra, duas abstenções, além de duas ausências. Após a aprovação da taxa, foram colocadas em votação as emendas que, juntas, garantiam isenções a toda população vulnerável assistida por programas sociais e mais 70% dos imóveis da cidade.

No entanto, um grupo de 16 vereadores de vários partidos esvaziou o plenário e derrubou o quórum, inviabilizando a votação da isenção. Foram eles: Márcio Martins (Pros), Priscila Costa (PL), Sargento Reginauro (União Brasil), Adriana Nossa Cara (Psol), Carmelo Neto (PL), Danilo Lopes (Avante), Enfermeira Ana Paula (PDT), Gabriel Aguiar (Psol), Guilherme Sampaio (PT), Inspetor Alberto (PL), Jorge Pinheiro ( PSDB), Julierme Sena (União Brasil), Júlio Brize (PDT), Larissa Gaspar (PT) e Léo Couto (PSB).

A favor

Adail Júnior

Ana Aracapé

Antônio Henrique

Bruno Mesquita

Carlos Mesquita

Cláudia Gomes

Cônsul do Povo

Dr. Luciano Girão

Emanuel Acrízio

Esio Feitosa

Estrela Barros

Eudes Bringel

Gardel Rolim

José Freire

Kátia Rodrigues

Lúcio Bruno

Marcelo Lemos

Paulo Martins

Pedro França

PP CELL

Professor Enilson

Raimundo Filho

Renan Colares

Stelio Frota

Wellington Sabóia

Abstenção

Ronaldo Martins

Não votou

Adriana Nossa Cara

Carmelo Neto

Danilo Lopes

Enfermeira Ana Paula

Gabriel Aguiar

Guilherme Sampaio

Inspetor Alberto

Jorge Pinheiro

Julierme Sena

Júlio Brizzi

Larissa Gaspar

Leo Couto

Márcio Martins

Priscila Costa

Ronivaldo

Sargento Reginauro

Tia Francisca

Leia mais | Sarto anuncia convocação de 1.041 professores aprovados em concurso

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.