ESPORTE

Retrospectiva: Modalidades Olímpicas do Fortaleza ganham destaque após feitos inéditos durante 2022

Confira os principais feitos do clube cearense ao longo do ano.

Compartilhe:
28 de dezembro de 2022
Portal GCMAIS

Além do futebol profissional, o Fortaleza encerra o ano de 2022 reforçando o complemento de seu nome: Esporte Clube. Fora dos gramados, o clube seguiu com a crescente e evoluiu também em outros aspectos e esportes. Encerrando o ano com 21 modalidades esportivas, o Leão do Pici se empenha cada vez mais para investir em atletas cearenses.

Retrospectiva: Modalidades Olímpicas do Fortaleza ganham destaque após feitos inéditos durante 2022
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

Para Roberto Moreira, Diretor de Esportes Olímpicos e Amadores do Fortaleza, o desafio para os anos seguintes é continuar elevando o nível da Instituição, com bons resultados, além de conseguir levar as cores do Fortaleza para todo o mundo.

“Em 2022, tivemos um ano muito positivo, no que se diz respeito ao crescimento do clube como um todo no cenário nacional e internacional. Os Esportes Olímpicos acompanharam o crescimento do clube: conquistas importantes no Handebol, Vôlei, Futsal e nas modalidades que fechamos parcerias em 2022. Conseguimos fazer história em ter um participante no Rally dos Sertões e, para finalizar o ano, tivemos o Tricampeonato Mundial da Ana Cherly, nossa atleta de Karatê. Agora teremos a responsabilidade e o desafio de continuar elevando o Clube em 2023, com muito planejamento e trabalho” comentou Roberto Moreira.

Karatê

Representado pela carateca cearense Ana Cherly, o Karatê foi uma das modalidades mais vencedoras de do ano. No clube desde 2021, a atleta conquistou o Decacampeonato Cearense no primeiro semestre do ano. Após a conquista do estadual, Ana começou sua preparação para a disputa do Campeonato Mundial, já que foi convidada via CBKT (Confederação Brasileira de Karatê-Do Tradicional) para competir pela Seleção Brasileira, assim não precisando se classificar via Campeonato Brasileiro.

Já classificada para o Mundial, Ana disputou o Campeonato Brasileiro como parte da preparação para a competição internacional, onde terminou na 5ª colocação no nacional. Com apoio da Ftrade, Ana viajou para disputar o Mundial na Eslovênia em novembro e se sagrou campeã na categoria Kumitê equipe feminino, onde o Brasil derrotou a Itália na grande final. Apesar de ser seu terceiro título mundial, este foi o primeiro da carateca representando as cores do Fortaleza.

Futebol Americano

No clube desde 2021, o Fortaleza Tritões fez sua estreia representando as cores do Fortaleza Esporte Clube neste ano. A estreia veio na Copa do Brasil de Flag FootBall, onde os Tritões conseguiram algo histórico: chegar a fase eliminatória, algo nunca feito por um time do estado. Próximo ao início da Liga Brasileira, a equipe fez diversas seletivas em busca de qualificar seu elenco para a disputa da competição. Junto a elas, a contratação de alguns atletas que vieram dos Estados Unidos para reforçar equipe. Com uma campanha histórica e uma vitória diante do Ceará Caçadores no último lance da partida, o Fortaleza Tritões conquistou a classificação para os playoffs, mas acabou sendo eliminado na segunda fase.

Futsal

Focado na formação de jogadores, o Futsal do Fortaleza faz parte das categorias de base do clube, sendo uma forma de iniciação para as idades mais baixas. Após ser vice-campeão da Taça Brasil Sub-13 em 2021, o Leãozinho novamente participou da competição nacional. Sob comando do técnico William Júnior, o Tricolor de Aço venceu as seis partidas que disputou, derrotou a equipe do Macau/Siap-RN por 5 a 4 e se tornou campeão da Taça Brasil Sub-13 de 2022. Emanuel Italo foi o artilheiro e o técnico William Júnior foi considerado o melhor da competição.

TeqBall

Representado pela dupla cearense Davi e Luiz, a estreia vestindo a camisa do Tricolor de Aço foi no qualificatório para o mundial de TeqBall. Disputado na Caucaia, a dupla acabou sendo Vice-Campeã Brasileira na oportunidade, perdendo a grande final para Rodrigo e Matheus, dupla que havia representado o Brasil no mundial de 2021. A última competição do ano foi disputada em São Paulo, na modalidade Foot Table, onde na dupla masculina acabaram encerrando na terceira colocação. Davi foi Campeão na dupla mista, enquanto Luiz ficou com o Vice. Davi e Luiz terminaram como líderes do Ranking Brasileiro de Foot Table.

Natação Paralímpica

A natação paralímpica do Fortaleza é representada pelo multicampeão Henrique Gurgel. No clube desde 2021, o atleta conquista medalhas por onde passa. Com medalhas e metas batidas em 2022, Henrique conquistou 12 medalhas na temporada, onde disputou o Open Internacional da Argentina, a Copa Cearense de Paranatação, o Meeting Brasileiro de Natação, as Paralimpíadas Universitárias e o Meeting Cearense de Paranatação. O destaque ficou para as três medalhas de ouro no Open Internacional da Argentina, onde o atleta venceu as provas dos 50m livres, 100m livres e 200m livres.

Vôlei de Praia

Com a meta de conseguir vaga nas Olimpíadas de Paris, em 2024, o Fortaleza anunciou, em março deste ano, a parceria com a dupla de vôlei de praia Rebecca e Talita, que eram líderes do ranking brasileiro feminino. Representando o Tricolor de Aço, a dupla foi medalha de bronze no Circuito Mundial do México, além de conquistar os circuitos brasileiros de Itapema e Fortaleza, onde diante da torcida venceram todas as partidas que disputaram. Ao final do ano, a dupla decidiu se separar, mas a cearense Rebecca irá continuar defendendo as cores do Leão. A atleta irá formar dupla com Agatha.

Rally

De forma inovadora, o Fortaleza fechou parceria com George Martins, navegador que representou o Fortaleza no 30º Rally dos Sertões, considerado o maior rally do mundo. Cearense e natural de Fortaleza, George competia nas provas de velocidade na categoria UTV2 e conquistou a etapa norte do rally. Torcedor do Leão do Pici, o competidor foi Vice-aCmpeão da 6ª etapa do Circuito Brasileiro de Rally Cross Country, em Campos Novos-SC.

Power Soccer

Após pausa por conta da pandemia, o Power Soccer do Fortaleza, popularmente conhecido como Futebol em Cadeiras de Rodas, voltou aos treinos e a competir em 2022. A temporada marcou a estreia da equipe na Copa Libertadores. Estreante na competição, o Leão do Pici acabou sendo eliminado na Primeira Fase. A nível nacional, o Tricolor de Aço foi destaque mais uma vez, onde acabou sendo vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol em Cadeiras de Rodas e conquistou, pelo segundo ano consecutivo, uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Além dos feitos nas competições, o clube teve atletas convocadas para a Seleção Brasileira, que disputou a Copa América em novembro deste ano.

Leia mais | De volta ao Fortaleza, Yago Pikachu está animado em repetir parceria com Galhardo

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.